Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Ação proporciona serviços de cidadania e saúde a moradores de Limoeiro do Ajuru

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
28/08/2020 17h37

Vários serviços de saúde, como teste de glicemia e vacinas, foram oferecidos à população na Ação CidadaniaMoradores de Limoeiro do Ajuru e comunidades ribeirinhas próximas, na região nordeste do Pará, foram contemplados com serviços de saúde, cidadania e assistência ofertados através do Ação Cidadania, programa do governo do Estado, executado pela Fundação ParáPaz e órgãos parceiros. Os atendimentos foram realizados entre 8h e 15h na Escola Jerônimo Milhomem, no centro da cidade, na manhã de sexta-feira (28). 

A Ação de Cidadania continua no sábado, na Escola Estadual Jerônimo MilhomemA ação integrada permite o acesso da população à inúmeros atendimentos gratuitos, como: emissão de documento de identidade; 2ª via de certidões de nascimento e óbito; encaminhamento para gratuidade da 1ª via de certidão de nascimento; orientações jurídicas; testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e vacinas além de consultas médicas, medicamentos e testes disponibilizados para pacientes com sintomas leves a moderados de Covid-19.A ação beneficiou moradores da sede municipal de Limoeiro do Ajuru e comunidades ribeirinhas

Para o cidadão ter acesso a benefícios e direitos sociais, garantidos pela Constituição, ele precisa ter o registro de identificação civil, o RG. Entretanto, pela dificuldade e por falta de conhecimento muitas pessoas não dão a devida importância e recorrem tardiamente ao documento.

Emissão de RG também fez parte da ação promovida pela Fundação ParáPazWaldemar Martins, de 52 anos, que trabalha com extração de açaí, umas das principais atividades econômicas de Limoeiro do Ajuru, estava bastante ansioso pois pela primeira vez daria entrada na carteira de identidade. “Minha família toda tem, menos eu. Já tinham dito pra eu tirar, mas sempre deixei pra depois e esse depois demorou mais de 50 anos. Como vocês chegaram aqui, meu irmão insistiu e eu vim” disse o coletor de açaí, que mora com a família no outro lado da ilha. “Assim que eu receber a identidade minha sobrinha vai me cadastrar pra eu receber o auxílio que tanto preciso”, ressaltou.Pessoas com sintomas leves e moderados de Covid-19 tiveram acesso a testes

Quem também ficou satisfeita após ser assistida durante a programação foi a dona de casa Ana Cláudia Pimentel, de 33 anos, que chegou ao local acompanhada de um dos filhos, gêmeos, para emitir a carteira de identidade da criança, nascida com lábio leporino, e garantir a cirurgia que há tanto tempo almejava. “Já tinha levado ele na Santa Casa lá em Belém, mas pra ele ser operado precisava da identidade e não tinha conseguido tirar porque pra gente é mais difícil. Ele tem um retorno agendado nos próximos dias e graças a Deus já vamos estar com a identidade em mãos”, comemorou.

Serviço - A ação de Cidadania encerra no sábado (29) e estará aberta ao público de 8h às 14h, na Escola Estadual Jerônimo Milhomem, localizada na Rua Nilo Fayal, Praça da Bandeira. Cuba.