Acadepol completa 41 anos formando quadros para a segurança pública do Pará
Baseada em ensino, pesquisa e extensão, a Academia da Polícia Civil mantém cursos regulares cujo foco é a defesa social e uma polícia cidadã
Acadepol dedica-se há 41 anos à formação e à qualificação dos agentes da segurança pública a partir de cursos e treinamentos A Academia de Polícia Civil do Estado do Pará completa 41 anos, nesta sexta-feira (28), formando agentes de Segurança Pública para proteger a sociedade e resguardar as vidas dos paraenses, missão de excelência que exige dedicação e empenho para construir uma polícia cidadã.
A academia se assenta na tríade ensino, pesquisa e extensão: forma, pesquisa, treina, capacita, especializa e desenvolve os recursos humanos da Polícia Civil, preparando e aprimorando profissionalmente o policial. Também é responsável pela programação e elaboração de cursos do interesse da Segurança Pública e Defesa Social, em favor da excelência na prestação de serviços à sociedade.
A instituição fortalece as áreas de pesquisa e extensão para incentivar projetos de cursos de média e curta duração e a produção de relatórios, diagnósticos, manuais, artigos científicos, mapas de conflitos e violência, boletins, livros, seminários locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado de servidores da Polícia Civil.
“Na semana que celebramos os 41 anos, também avançamos com a aprovação de dois cursos que serão realizados pela academia. Uma capacitação é voltada a todos os agentes de segurança do Estado, e a outra envolverá candidatos aprovados em concurso público da Polícia Civil”, destacou o delegado-geral Alberto Teixeira.
MEIO AMBIENTE
Os cursos são para os agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Delegacia de Polícia Administrativa (DPA), além de policiais militares, agentes de trânsito, servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
Por indicação de seus superiores, os servidores poderão se inscrever no curso “Uso e Manuseio de Decibelímetro”, que terá início no mês de setembro na sede Delegacia Geral.
Diretora da Acadepol, a delegada Karina Figueiredo define o trabalho de formação policial como de extrema importância. “Celebramos o desenvolvimento por todas atividades que a academia vem desempenhando e pelas inovações que vem implementando. Buscaremos sempre o avanço da Instituição”, ressalta.
A Academia da Polícia Civil do Estado do Pará (Acadepol/PCPA) foi criada pela Lei nº 4.854, Art. 3º, Inciso X, de 28 de agosto de 1979. É dirigida por um Delegado de Polícia Civil de Carreira da ativa e estável no cargo, preferencialmente com a atuação no magistério superior e de última classe, sendo eminentemente instituição de formação, pesquisa, programação e ensino, subordinada diretamente ao Delegado-Geral da Polícia Civil.
FORMAÇÃO
Neste ano, a escola de formação se prepara para receber mais de mil e quatrocentos candidatos para preenchimento de vagas nos cargos de delegados de Polícia, investigadores, escrivães e papiloscopistas, que ingressarão na Polícia Civil no próximo concurso público.
O Curso de Formação de Policiais Civis, tradicionalmente executado pela Academia, constitui a segunda fase do concurso público, momento em que os candidatos aprovados na primeira fase são convocados para matrícula.
Após a conclusão dessa última fase, é encaminhada à Secretaria de Planejamento e Administração (SEPLAD) uma lista com os nomes dos candidatos aprovados para homologação do resultado final do concurso público.
Após a conclusão do concurso público, as unidades policiais, em especial as delegacias de polícia do Interior do Estado, passam a contar com a atuação desses novos policiais civis nomeados e empossados. Trata-se de uma prestação de serviço público necessária e urgente para a população do Estado do Pará.
Em outras áreas de atuação, a Acadepol está se empenhando para cumprir sua função de articular parcerias com órgãos acadêmicos, jurídicos, técnicos, científicos, privados e públicos, nas esferas municipal, estadual, federal, ou no exterior, com a finalidade de melhor desenvolver os seus métodos e sistema educacional, assim como o de produzir e difundir o conhecimento do interesse policial, da Segurança Pública e Defesa Social.
De maneira inédita e inovadora dentro da Polícia Civil do Pará, a Acadepol estabeleceu a organização da Pesquisa Científica e um grupo de Estudos e Pesquisas.