Secult promove webnário sobre a produção de ópera nos tempos atuais
Programação vai debater a produção operística no Pará e no Brasil durante a pandemia
Como parte da programação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, será realizado, nesta sexta-feira (28), às 17h, webinário sobre “A contextualização da produção de ópera no Brasil atual”, com as produtoras Renata Borges (SP), Adriana Rio Doce (RJ) e Claudia de Lanna Malta (MG), com mediação de Nandressa Nuñez (PA), que é diretora de produção do festival. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Theatro da Paz e é aberto a todos.
A programação, chamada de WebCiclo, é voltada à discussão de assuntos atuais sobre a produção operística no Pará e no Brasil. A cada semana, profissionais das artes cênicas e musicais, artistas e especialistas no assunto são convidados a compartilhar suas experiências e reflexões.
Para Nandressa Nuñez, o webinário será um momento para se pensar novos formatos e modelos de trabalho para construir uma ópera, levando em consideração as possibilidades do mundo virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. O debate também reunirá produtoras de diferentes gerações, dialogando sobre aspectos técnicos de produção.
“O nosso objetivo é pensar soluções do fazer do produtor e promover uma troca de experiências sobre este momento. Fazer ópera ao vivo nós dominamos, mas estamos descobrindo como fazer ópera nestes tempos, buscando novos formatos para sair do conforto. É um trabalho que nos demanda pensar de outra maneira, pois o digital exige outras expertises, outros segmentos”, diz Nandressa.
Serviço:
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz
Webinário “A contextualização da produção de ópera no Brasil atual”, com Renata Borges (SP); Adriana Rio Doce (RJ); e Claudia de Lanna Malta (MG), com mediação de Nandressa Nuñez (PA). Sexta-feira (28), às 17h, no canal do YouTube do Theatro da Paz.