Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup e ICMBio traçam metas para o combate a crimes ambientais

Segurança Pública do Pará discute o calendário de ações conjuntas para o próximo ano e firma parceria voltada à capacitação de seus efetivos

Por Walena Lopes (SEGUP)
27/08/2020 14h18

Ações de combate aos crimes ambientais e o planejamento de estratégias para o ano de 2021 foram assuntos abordados no encontro realizado na manhã desta quinta-feira (27) na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), em conjunto com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Secretário Ualame Machado reúne com representantes do ICMBio sobre ações conjuntas para o ano de 2021Na pauta, os pontos referentes ao Termo de Cooperação entre o Instituto e os órgãos de Segurança Pública visando ao apoio no combate aos crimes ambientais ocorridos no território paraense, com a contrapartida da cooperação do ICMBio em atividades de capacitação e fornecimento de madeira apreendida em fiscalizações do Instituto para viabilizar, por exemplo, mobiliário aos batalhões de polícias localizados no interior.

A Segurança Pública do Pará já atua em ações de enfrentamento aos crimes ambientais, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, vinculado à Polícia Militar e à Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) da Polícia Civil, reitera o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

“O encontro de hoje foi importante para ajustar pontos de um acordo de cooperação e melhorar a relação e as próprias contrapartidas para os órgãos estaduais, além de construir um calendário de atuação, por meio de um plano de trabalho, para que a gente possa atuar no próximo ano, tendo em vista que o plano previsto para 2020 foi cumprido. A ideia é reformular o planejamento, programando as operações para 2021”, disse o titular da Segup.

Além da articulação com o Instituto Chico Mendes, os órgãos de segurança pública estaduais trabalham em parceria com os demais órgãos e instituições que atuam no combate aos crimes cometidos contra o meio ambiente. Entre eles estão a Secretaria de Meio Ambiente e Sustenatabilidade (Semas) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), órgãos estaduais. A atuação conjunta também envolve órgãos federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Nossas parcerias são construídas para o bem do nosso meio ambiente, para isso ajustamos pontos que auxiliam nossos agentes que trabalham na linha de frente ao enfrentamento de crimes ambientais. Também consideramos a contribuição dos parceiros em capacitação técnica, melhorias de estrutura e alojamentos para atender nossos agentes, especialmente os que atuam no interior do estado”, finalizou Ualame Machado.