Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERNACIONAL

Pará e México estreitam relações econômicas durante encontro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/12/2017 00h00

O embaixador do México no Brasil, Salvador Arriola, foi recebido em audiência pelo governador Simão Jatene, na tarde desta terça-feira (05). Na pauta da visita o estreitamento de relações entre o Pará e o México e o inicio da construção de parcerias e cooperações para fomentar a atração de investimentos, além do estímulo do desenvolvimento de políticas fortalecerem parcerias comerciais com o Estado e incentivar a integração política, econômica e cultural.

A visita foi acompanhada pela coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Steiner Chermont e pela cônsul honorária do México em Belém, Ana Paula Cunha Chermont.

O governador apresentou ao embaixador o Programa Pará 2030 que traz ações estratégicas que prepara o estado para uma transição a um novo modelo econômico que seja baseado numa economia sustentável.

O planejamento estratégico foi apresentado à sociedade pelo governador Simão Jatene. Com o programa “Pará 2030”, o governo quer melhorar a renda da população paraense, fazendo com que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita - que é a soma das riquezas produzidas no Estado, dividida pela população – possa observar um crescimento sustentável e permanente.

Para alavancar o setor financeiro e o desenvolvimento social, o projeto elegeu 12 cadeias produtivas prioritárias que levam em consideração a vocação do Estado, com destaque para os setores como agronegócio, agricultura familiar, pesca e aquicultura, atividade florestal, biodiversidade, mineração, serviços ambientais, logística, energia, turismo e gastronomia.

Segundo o governador, o “Pará 2030” cria “uma base e infraestrutura necessárias para que na década de 30 seja feita a transição para um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade”, explicou Jatene.

O embaixador ressaltou as semelhanças e identidades entre o estado do Pará e o México. Salvador Arriola comparou o programa com programas desenvolvido no México. “Temos muitas identidades e as mesmas desigualdades”, comentou. O embaixador também colocou como três temas prioritários de sua visita, a economia, a cultura e a gastronomia e propôs a realização de um fórum entre brasileiros e mexicanos descendentes de libaneses.

Da visita surgiu a proposta do México ser o país homenageado na Feira Pan-Amazônica do Livro em 2018.