Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Synkrana tem balanço positivo e devolve paz a moradores da Augusto Montenegro

Por Walena Lopes (SEGUP)
24/08/2020 14h28

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) divulgou na manhã desta segunda-feira (24), o balanço da operação Synkrama, deflagrada no último sábado (22). A ação teve como objetivo coibir a poluição sonora, perturbação do sossego e a comercialização de entorpecentes em três pontos da avenida Augusto Montenegro: em frente ao conjunto Jardim Sevilha, em um posto de combustível localizado próximo ao conjunto Maguary e embaixo do elevado Engenheiro José Augusto Affonso, localizado no cruzamento da avenida Centenário. 

“A Synkrama foi uma operação articulada, em conjunto com os órgãos de Segurança Pública do Pará e em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém para que pudéssemos atuar nesses três focos, alvo de denúncias que chegavam até nós. Em razão disso, esses locais foram identificados e mapeados, a partir de então, articulamos as ações de ostensividade para coibir e inibir os crimes que vinham sendo praticados nesses pontos, como a perturbação do sossego, uso de drogas e aglomerações”. Ressaltou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

Produtividade – Com a atuação de uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança, 50 viaturas, 30 motocicletas e quatro guinchos, as forças de segurança do Estado agiram. Durante a operação foram registrados nove Termos Circunstânciados de Ocorrência (TCO) referentes à poluição sonora e outros dois termos em decorrência de desacato e consumo de drogas. Um adolescente foi entregue aos familiares. A Polícia Civil atuou na fiscalização de 16 pontos irregulares de vendas que foram fechados. Três carros de lanches foram notificados e um estabelecimento comercial foi notificado por descumprir com medidas do decreto municipal vigente.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou a remoção de oito motos e três veículos. Duas pessoas foram autuadas por dirigirem alcoolizadas e uma por recusa ao teste etilômetro. Foram autuados, ainda, 16 veículos que estavam estacionados em locais indevidos, e ainda, oito por uso de som automotivo irregular.

Agentes da Secretária de Executiva de Mobilidade Urbana realizaram 26 autuações, dentre elas por estacionamento irregular no passeio público, veículos abandonados no local e de condutores de motos que estavam sem capacetes. A Ordem Pública realizou a apreensão de 24 cadeiras, nove mesas que obstruíam o passeio público, 14 guarda corpo, 10 isopores contendo bebidas alcoólicas e duas tendas de tamanho grande que também obstruíam a via pública.

Efetivo - No total, 250 agentes atuaram de forma integrada na operação que contou com a participação das Polícias Militar e Civil, e seus comandos e diretorias especializadas, Departamento de Trânsito, Grupamento Aéreo de Segurança Pública, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Ordem Pública Municipal. Entre os comandos e as diretorias especializadas estão a Demapa, Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Comando de Missões Especiais, Cavalaria, Batalhão de Ações com Cães da PM, entre outros.

Por meio da inteligência policial e de denúncias anônimas feitas pelo canal do Disque Denúncia, e ainda com informações repassadas pelo Centro Integrado de Operações (CIOp) foi possível identificar os três pontos que concentravam alto índice de poluição sonora, aglomerações, consumo de drogas e pontos de partida para corridas de carros e moto ao longo da avenida Augusto Montenegro. A operação fiscalizou, também, o cumprimento do decreto que visa a prevenção à Covid-19 e as licenças dos estabelecimentos comerciais.

De acordo com o secretário de segurança, o balanço da operação foi positivo e as forças de segurança do Estado continuarão a atuar no cumprimento dos decretos e na manutenção da ordem pública. “Estamos monitorando outros pontos de aglomeração de pessoas onde ocorre o uso indevido de drogas e que geram a perturbação do sossego público e iremos atuar com o mesmo modelo dessa operação. Continuaremos agindo na manutenção do policiamento nessas áreas já identificadas, e por meio da inteligência e das denúncias realizadas pela população, iremos trabalhar pela paz, tranquilidade, garantindo a segurança de todos”, disse o titular da Segup.    

Canais de denúncia – A segurança pública é feita, também, pela sociedade, que pode e deve contribuir com os órgãos que realizam o policiamento, seja de forma preventiva ou ostensiva. Para denunciar um crime que ocorreu e precisa de investigação ou se possuir informações de uma atitude criminosa que esteja sendo planejada, basta ligar para o Disque Denúncia 181, ou se preferir usar o whatsapp 91 98115-9181. Em todos os números o sigilo e o anonimato são garantidos. Para uma ocorrência que precise de uma atuação de urgência e emergência, basta ligar para o CIOp 190.