Na sexta-feira, Pará alcança a 19ª colocação no ranking nacional de isolamento
O Pará alcançou, na sexta-feira (21), a 19ª posição no ranking nacional de isolamento social, com taxa de 36,20% de pessoas em casa para evitar a proliferação da Covid-19. A taxa na capital paraense foi de 36,79%, alcançando a 16ª colocação entre as capitais. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
As cidades com maior registro de desobediência à recomendação de ficar em casa e com baixo índice de isolamento foram Sapucaia (18,5%), Magalhães Barata (24%) e São Sebastião da Boa Vista (26,7%). Já as que alcançaram os melhores índices foram Medicilândia (52,2%), Chaves (53,5%) e Trairão (62,8%).Com mais pessoas nas ruas, Pará registra 36,20% no índice de moradores que permanecem em casa na pandemia
Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a chegada do final de semana favorece a queda no ranking porque as pessoas saem mais de casa em busca de entretenimento, especialmente agora, quando os estabelecimentos já estão autorizados a funcionar.
“Próximo aos finais de semana notamos que existe uma queda na taxa de isolamento, em virtude de as pessoas procurarem mais formas de entretenimento, especialmente após o período de maiores restrições que o nosso Estado já esteve. Mas alertamos sempre sobre a importância em manter os cuidados e evitar locais de aglomeração. A segurança pública continua fazendo a sua parte, dentro do que nos cabe, porém contamos também com a consciência das pessoas, para que possamos agir juntos contra a pandemia”, ressaltou o titular da Segup.
Região Metropolitana - Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de pessoas em casa foram: Chapéu Virado (50%), Castanheira (48,5%) e Tapanã (44,4%). As piores taxas foram em São João do Outeiro (18,1%), Brasília (24,1%) e Praia Grande (26,7%).
Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros do Curuçambá (45,1%), Aurora (44,4%) e Centro (44,4%). As piores taxas foram observadas em Heliolândia (27,3%), Icuí (28,7%) e Guanabara (29,7%).
O percentual de isolamento nos 144 municípios paraenses e o monitoramento completo, atualizados diariamente, estão disponíveis no site da Segup.