Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COZINHA BRASIL

Setur e Sesi qualificam 112 profissionais em práticas alimentares

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/05/2017 00h00

Informar e conscientizar sobre a importância de cada alimento para a saúde e sobre o reaproveitamento alimentar, a fim de evitar desperdício, é o objetivo do Projeto Cozinha Brasil, que qualifica trabalhadores e proprietários de restaurantes, lanchonetes, vendedores de comida de rua e merendeiras escolares. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o projeto capacitou mais duas turmas, que concluíram as atividades nesta quarta-feira (10), no município de Curuçá, no nordeste paraense.

Hiléia Indústrias de Produtos Alimentícios S/A, Prefeitura Municipal de Curuçá e Secretaria Municipal de Turismo de Curuçá são instituições parceiras do curso, que tem como proposta a elaboração de um cardápio equilibrado, o planejamento de compras, informações sobre cuidados no preparo e manipulação dos alimentos, hábitos alimentares saudáveis, conservação de produtos, congelamento e descongelamento, a partir da prática de cinco receitas que foram feitas e degustadas pelos participantes.

Totalmente gratuito, o curso teve 112 participantes - 56 em cada turno. A Setur tem como meta qualificar profissionais no trecho Belém-Bragança e seus circuitos, compostos pelos municípios próximos à antiga ferrovia, como é o caso de Curuçá.

Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Setur e coordenadora do PEQTur (Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo), explica que “o Projeto Cozinha Brasil tem o propósito de melhorar a qualidade de vida da população, através da manipulação do alimento, obtendo desta forma um alimento mais saudável, e fazer as pessoas compreenderem que a saúde está na alimentação correta. A ideia é que as pessoas de nosso estado aprendam a se alimentar saudavelmente, assim como o turista que nos visita”. (Com a colaboração de Ângela Reis).