Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UNIDADES PRISIONAIS

Intercâmbio com o Ceará vai aprimorar gestão do sistema penitenciário do Pará

Parceria prevê o treinamento de agentes prisionais e visitas de diretores de unidades paraense ao estado vizinho para estágio prático

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
21/08/2020 17h47

Diretores de unidades prisionais e diretores administrativos da Seap participam de reunião online para troca de experiências com o CearáNovos protocolos de segurança, padronização e fiscalização de procedimentos, mudanças nas estruturas prediais, incentivo à participação de internos em projetos de reinserção social e ampliação e intensificação das assistências garantidas pela Lei de Execução Penal (LEP) foram algumas das medidas adotadas desde o início de 2019 para aperfeiçoar o sistema carcerário do Ceará, segundo o secretário de Administração Penitenciária daquele estado, Mauro Albuquerque.

Ele participou, na manhã desta sexta-feira (21), de uma reunião online com o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Jarbas Vasconcelos, para trocar informações e experiências de melhorias dos sistemas prisionais. A reunião contou também com a participação de diretores de unidades prisionais e diretores administrativos da secretaria, no auditório da Escola de Administração Penitenciária (EAP), em Belém.

Um dos pontos destacados pelo secretário do Ceará foi a presença ativa e diária dos diretores de unidades prisionais, dentro das casas penais. De acordo com ele, os diretores devem conhecer a estrutura, os internos, os agentes prisionais que atuam na unidade e, principalmente, todos os procedimentos penitenciários, mesmo não sejam executados pelo diretor.

Para garantir um tratamento igualitário aos apenados, também não deve haver exceções quanto à responsabilização e sanção de qualquer violação no sistema carcerário.

Com a participação de diretores e coordenadores da Central de Monitoramento do Ceará, as secretarias também articulam a ida de servidores do Pará ao estado nordestino, para capacitação com o objetivo de desenvolver o sistema de monitoramento eletrônico paraense e diminuir o índice de violação de tornozeleiras.

VISITA

Os diretores de unidades prisionais do Pará também farão visita ao sistema carcerário cearense, para aprimorar o trabalho nas unidades prisionais paraenses.

Ao final do evento foi acertado uma aproximação para que instrutores do Ceará formem agentes penitenciários do Pará, como ocorrerá no I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (I CIRRC) no Pará, a partir de 25 de outubro.

Também será definida uma turma de 10 a 15 gestores de unidades penais para que passem 10 dias em estágio prático, acompanhando a ação de gestores cearenses.

O objetivo é exercitar a aplicação dos procedimentos que em quase totalidade são os mesmos que estão em implementação no Pará. A previsão é de que a primeira turma viaje no final de setembro.