Por meio da tecnologia, Seaster garante proteção social aos mais vulneráveis durante a pandemia
Ações e atividades foram mantidas, com orientação e apoio aos municípios paraenses
Proteger socialmente os cidadãos mais vulneráveis é uma das missões do Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), proporciona capacitação e apoio técnico para os 144 municípios paraenses, fazendo com que os profissionais da assistência social de todo o Estado possam viabilizar a cidadania da população da melhor maneira possível.
Mesmo em meio à pandemia, o trabalho da Seaster não parou. A Diretoria de Assistência Social (DAS), por meio de suas coordenações, continuaram garantindo suporte para os municípios através da utilização de recursos tecnológicos, seja por emails, videochamadas e até mesmo a realização de webconferências.
“As reuniões online de apoio técnico com os municípios, realizadas no primeiro semestre, tiveram o objetivo de escutar as experiências e estratégias adotadas diante do novo cenário de pandemia e os desafios que cada localidade enfrentou para a adequação e continuidade dos programas e serviços socioassistenciais” - Riane Reis, coordenadora de Proteção Social Básica, responsável pelo apoio técnico fornecido aos Cras de todo o Estado.
A Coordenadoria de Média Complexidade, por exemplo, realizou 29 webconferências sobre estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil em tempos de pandemia. A atividade foi dividida entre as 12 regiões do Pará, o que garantiu a participação dos 144 municípios paraenses.
Acolhimento – Além das crianças, as mulheres vítimas de violência e os idosos que residem nas unidades de acolhimento de 15 municípios também tiveram atenção garantida por meio de webconferências. As reuniões foram realizadas pela Coordenadoria de Alta Complexidade e teve como principal debate os impactos psicológicos em idosos e funcionários, as estratégias de enfrentamento da violência contra a mulher no período da pandemia, além das medidas de prevenção e controle da Covid-19 em todas as unidades de acolhimento.
A Coordenadoria de Educação Permanente e Gestão do Trabalho também promoveu uma palestra online voltada aos técnicos da Seaster que atuaram no acolhimento das pessoas em situação de rua no Mangueirão e Mangueirinho. A palestra discutiu os procedimentos de intervenção para esse público específico.
Já a Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial continuou ativa durante todos os meses, prestando orientação aos municípios no que diz respeito à manutenção dos serviços socioassitenciais em cada localidade do Estado, além de esclarecimento sobre prestação de contas de recursos, informações sobre os sistemas da Rede Suas e preenchimento de plano de ações.