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Nova balança instalada na PA-150 flagra veículos com quase 20 toneladas acima do peso

Por Kátia Aguiar (COHAB)
18/08/2020 16h58

A nova balança instalada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), na última quinta-feira (13) na PA-150, emitiu mais de 20 autos de infração em menos de uma semana de funcionamento em algumas horas de funcionamento no período diurno. Esta é a segunda balança de pesagem de veículos da PA 150, é está instalada no Distrito de Morada Nova, na Vila Sarandi, no km 5,5, em Marabá.

Segundo o titular da Setran Pádua Andrade, o equipamento começou funcionar no primeiro dia em modo educativo para testes no equipamento, e em seguida  passou a operar apenas algumas horas do dia. “Mesmo assim, somando o excesso de peso nos autos de infração, chegamos a quase 50 toneladas a mais nos veículos fiscalizados. Teve uma carreta que transportava quase 20 a mais do peso permitido. É somente uma pequena amostra de como o excesso de peso influi diretamente no desgaste prematuro do pavimento”, detalha Pádua.  

O segundo equipamento em funcionamento se soma a balança instalada no KM 122 da PA-150, sentido Tailândia-Moju, que está em operação desde o início de 2020, e também opera apenas no período noturno com grande quantidade de auto de infrações de excesso de peso.

 “Com o funcionamento da segunda balança também apenas no período diurno, segundo relato de policiais, as carretas com excesso de peso possam a trafegar no horário noturno para fugir das fiscalizações, mas a partir de de outubro, a fiscalização nas duas balanças instaladas pela Setran na PA-150 será 24 horas por dia”, destaca Pádua.

O trabalho de fiscalização nas balanças contam com a parceria da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Ainda este ano, será instalada a terceira balança na PA-150. O equipamento ficará em Goianésia do Pará, no antigo posto da balança, no km 159,6.

Obras - A instalação das balanças de fiscalização de peso na PA-150 é para garantir a vida útil do pavimento da rodovia que está sendo restaurada. Está sendo feita a restauração, reconstrução, manutenção e conservação em 164,04 km e o restante, de quase 167 km, passa por obras de conservação e manutenção. A rodovia liga a Região Metropolitana de Belém (RMB) ao sul e sudeste do Pará e é o principal acesso ao porto de Vila do Conde, em Barcarena.

Do total de 164,04 km da rodovia que vão passar por obras, mais de 50 km já estão prontos. Os serviços de restauração deverão ser entregue em outubro deste ano.