Polícia Civil retoma Ações Operacionais do Programa TerPaz, no bairro Jurunas
A Polícia Civil do Estado do Pará retomou, na manhã desta sexta-feira (14), as operações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) no bairro Jurunas. As ações da Polícia Civil irão ocorrer diariamente pelas próximas semanas, sendo intensificadas até o dia 31 deste mês.
Na manhã de hoje, equipes da Polícia Civil, por meio das diretoriais operacionais, deram início ao primeiro momento das operações, com mandados de busca e apreensões expedidos pela Justiça. Durante a ação de hoje, duas pessoas foram presas.
“Com as ações de cumprimento de mandado de prisão, além de retirar da comunidade o foragido de justiça, levamos a sensação de segurança com a presença da Polícia Civil percorrendo as ruas, becos e vielas no bairro. Nas buscas que realizamos pela manhã de hoje, efetuamos a prisão de duas pessoas e constatamos que outros dois homens procurados já haviam morrido. Nossas equipes seguem ativas e vão continuar as rondas pelas ruas do bairro", explicou o diretor de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Antônio Marco Duarte.
O foco principal da ação é atuar com repreensão qualificada, prevenção policial e defesa social, tendo ações pontuais como: combate a violência, mandado de busca e apreensão, fiscalização nos bares e festas com repreensão a poluição sonora, fiscalização nos pontos de vendas de drogas e produtos clandestinos assim como furtos de energia. Também serão fiscalizadas oficinas para análise de veículos roubados e placas adulteradas, assim como rondas fluviais nas áreas do Portal da Amazônia.
A ação está sendo coordenada pela Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), sob coordenadoria local da Delegacia do Jurunas. Além de todas as diretoriais operacionais que estão desenvolvendo operações integradas como: Ditetoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), Divisão de Polícia Administrativa (DPA), Diretoria de Polícia Especializada (DPE), Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE), POLINTER, Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Divisão de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFV) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA).
"A prioridade nesse período será o bairro Jurunas, para que nos próximos meses seja estendida a outros bairros da Região Metropolitana. Vale ressaltar que a base das operações está sendo a Delegacia do Jurunas, onde está instalada uma equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), com um Perito Criminal a disposição. As operações terão o apoio da Polícia Militar e Detran", reforçou o diretor da DPM.