Planetário do Pará terá programação especial na Semana Nacional de Museus
Em comemoração à Semana Nacional de Museus, o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove no dia 15 de maio uma série de atividades abertas ao público. A ação pretende divulgar e valorizar os museus brasileiros, como forma de contribuir para o aumento do número de visitantes e na intensificação da relação desses espaços com a sociedade.
A programação inicia com uma palestra, às 9h, sobre “Plantas, Pessoas e Culturas: Conhecimento e Valorização da Biodiversidade Amazônica”, ministrada pela coordenadora do Herbário da Uepa, professora Flávia Lucas. Às 10h30, haverá também uma exposição sobre o conteúdo debatido durante a apresentação.
No período da tarde, os visitantes vão poder explorar a Cúpula Kwarahy em duas sessões diferentes: às 15h30 e às 16h30. A entrada é gratuita e os interessados podem adquirir os ingressos antecipadamente. Para isso, devem comparecer no Planetário, localizado na avenida Augusto Montenegro, km 3, s/n, de 9h as 16h, nesta sexta-feira (12) ou na segunda (15).
A visita terá como tema “Bioculturalidade: um diálogo entre o conhecimento tradicional e o conhecimento científico para a conservação do patrimônio biocultural”. “A escolha dessa temática foi uma maneira de darmos voz às pessoas, às culturas e às diversas formas de expressão. Isso implica em trazer para o museu elementos da cultura e articulá-los com o conhecimento científico produzido aqui”, destaca a diretora do Centro, Sinaida Vasconcelos.
A Semana
A 15° Semana Nacional de Museus traz como tema “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”. O evento ocorre anualmente em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. A ocasião também coincide com a época do ano em que há o maior número de visitantes nesses estabelecimentos.
Nessa edição, mais de mil museus de todo o país vão oferecer ao público três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Esse número revela a crescente expressividade do evento. A primeira Semana dos Museus, realizada em 2003, teve a participação de 57 instituições. Na última edição, realizada em 2016, foram envolveu 1.236 espaços. Já em relação ao número de municípios brasileiros que aderiram à programação, houve um crescimento de 27%.