Igeprev promove roda de conversa online para servidores

13/08/2020 11h27
Por Larissa Noguchi (SECOM)

Diante da pandemia da Covid-19 o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), por meio do Núcleo de Atenção Psicossocial - NAPS, resolveu adaptar para uma versão digital o projeto “Rodas de Conversa: bem viver a aposentadoria”, voltado aos servidores públicos inativos ligados ao Estado, eliminando assim as barreiras físicas que impediriam a continuidade do serviço. 

O projeto já acontecia de maneira presencial, promovendo escutas psicológicas e encontros semanais com debates sobre aposentadoria, possibilitando a troca de experiências e orientações psicossociais acerca de assuntos relacionados à temática. "Nosso objetivo é proporcionar um espaço de escuta e buscar cumprir os compromissos do Igeprev. Atendemos, presencialmente, cerca de 60 aposentados. Com a pandemia, adaptamos para o atendimento online para não perder esse espaço tão importante de troca, respeitando esse momento de isolamento", explica Juliana Galvão, psicóloga do Igreprev.

Com o atendimento de maneira remota, outros servidores aposentados de vários municípios também passaram a se interessar com o serviço. O Igreprev deve abrir novas turmas para atender esta demanda em breve. Neste momento, um novo grupo foi formado para atender os inscritos.

Walmir Bastos, professor aposentado que mora em Barcarena, será atendido nesta nova fase online. "Considero uma iniciativa importante pois é um novo olhar sobre a aposentadoria. Participei presencialmente de três rodas de conversa e agora pretendo participar nesse formato online e interagir com outros aposentados", ressalta o professor.

Cerca de 60 servidores aposentados já foram atendidos desde o começo da ‘Roda de Conversa: bem viver a aposentadoria”, em setembro de 2019, em encontros realizados na sede do Igeprev em Belém ou de forma itinerante. Para e etapa virtual, foram realizadas 10 inscrições durante o mês de julho de 2020.