Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTAÇÃO

Ioepa incentiva a cultura paraense por meio do projeto ‘Em casa com o Portal’

Ação da Imprensa Oficial produz conteúdos regionais que unem diversão e cultura para toda a família durante a pandemia

Por Giovanna Abreu (SECOM)
12/08/2020 11h37

Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte, o Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto ‘Em casa com o Portal’ e garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da Covid-19.

Segundo a coordenadora do Portal do Conhecimento, Ellana Fiama, com o início das medidas de isolamento social, a Ioepa desenvolveu o Projeto ‘Em casa com o Portal’ como alternativa para inovar a produção de conteúdo e continuar garantindo o acesso a produtos da cultura regional pelos paraenses. 

“Reforçarmos a nossa parceria com a Rede de Contadores de Histórias do Pará (Recontah) e construímos um roteiro para a gravação de 10 vídeos, sendo divulgado um por semana, sempre às quintas-feiras nos nossos canais de comunicação. As pessoas acessam, da segurança do seu lar, diferentes histórias sobre a cultura paraense”, informa a coordenadora. Os conteúdos podem ser acessados através das redes sociais do órgão, por meio do Instagram @ioepaoficial e Facebook Ioepa.

“É importante manter essa tradição de oralidade e cultura, porque faz parte da nossa ancestralidade, principalmente pra gente que mora na Amazônia. Um projeto como esse é essencial tanto para crianças como para adultos, porque as histórias nos trazem encontros e reencontros, aguçam a nossa memória e curam através das palavras”, ressalta Janete Borges, contadora de história paraense, que faz parte do grupo Xamã e da Recontah.

Sobre a importância de manter, especialmente no período de pandemia, esse resgate cultural, a contadora afirma que o ato de contar histórias não pode ser esquecido e deve se perpetuar. “Que os nossos conteúdos sirvam não apenas como uma distração, mas como um momento de reflexão e busca da ancestralidade e de si mesmo. As palavras têm um poder muito grande e podemos chegar ainda mais longe através do desenvolvimento de projetos e publicação na internet”, ressalta. 

A parceria com a Rede de Contadores de Histórias do Pará e com a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Estado é fortalecida desde o início da gestão atual. “Nós firmamos o compromisso de fazer uma gestão participativa, com um conjunto de ações de promoção à leitura e à cultura, com o objetivo de construirmos agendas conjuntas e interagir com um número maior de pessoas, com ações cada vez mais qualificadas e voltadas para a promoção da cidadania”, garante a coordenadora.

Portal do Conhecimento

As atividades visam apoiar, valorizar e ampliar as ações culturais que já existem nas mais diversas comunidades, levando a promoção da leitura com atividades nas escolas, centros comunitários e até mesmo hospitais. O intuito é valorizar o conhecimento e sensibilizar as pessoas através do contato com a literatura paraense. O projeto também amplia as atividades do antigo Livro Solidário, com arrecadação e doação de exemplares, uma ação conjunta para promover a educação e a cultura de paz. As doações de livros podem ser feitas diretamente na Ioepa ou agendadas através do número (91) 4009-7847, para que os servidores do Portal recolham as doações na casa do doador.

Cultura – A Ioepa também lançou a Série Escritores Paraenses, no final de julho, em comemoração ao Dia Nacional do Escritor, que é celebrado no dia 25. A série homenageia escritores paraenses, por meio da divulgação de poesias, além de uma minibiografia e uma foto dos autores. A ação de valorização e divulgação dos profissionais é publicada às terças-feiras nas redes sociais do órgão.

Serviço:

Para mais informações, além da interação por meio das redes sociais, está disponível o e-mail portaldoconhecimento@ioe.pa.gov.br e o telefone (91) 4009-7847. A Ioepa funciona na Travessa do Chaco, nº 2.271.