Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUDANÇAS

Pará já emite novo modelo de carteira de identidade

O documento possibilita a inclusão de diversos dados e oferece mais segurança contra a falsificação

Por Cristiani Sousa (DETRAN)
12/08/2020 11h15

Novo formato: Polícia Civil do Pará iniciou a emissão do modelo de carteira de identidadeDesde segunda-feira (10), a Polícia Civil do Pará começou a emitir a nova versão da Carteira de Identidade. A emissão do novo RG está disponível em todos os postos de Belém e do estado e poderá ser solicitada por quem vai emitir pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. Os documentos no modelo antigo continuarão valendo. 

Segundo Jorge Almeida, diretor de identificação da Polícia Civil do Pará, entre as mudanças no novo RG estão a dimensão reduzida e os dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação. “É com muita alegria que damos esse grande passo para implantação do novo modelo da carteira de identidade. Esse novo modelo é de menor tamanho, mas com dispositivos que vão aumentar a segurança contra falsificações”, destacou Almeida.

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (PRODEPA) fez todo o desenvolvimento do sistema do formulário de impressão do novo modelo de cédulas que é possível incluir as informações do cidadão como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação, além de outros dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.

"A PRODEPA está sempre presente nas ações de governo referentes à tecnologia, levando benefícios à população. E não seria diferente com o novo sistema de emissão de carteiras de identidade, desenvolvido e adequado às necessidades da Polícia Civil para atender o cidadão." explicou Gustavo Costa, diretor de desenvolvimento da PRODEPA.

Uma das novidades é que o novo modelo possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos

A nova RG também conta um QR Code, que é um dispositivo de resposta rápida e serve para garantir a autenticidade do documento. O cidadão também poderá optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil.

As mudanças na carteira de identidade seguem as regras do Decreto Federal nº 9.278/2018, que padroniza o documento nacionalmente.

Atendimento - Respeitando o decreto estadual e o distanciamento social, os postos de identificação da Polícia Civil voltaram a funcionar com atendimento gradual de 60% do quadro funcional.

Para solicitar a emissão do documento de identidade é necessário fazer o agendamento online (clique aqui).