Doadoras de sangue são homenageadas no Hemopa
A Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), promove, em alusão ao Dia das Mães, a campanha “Mãe é amor, mãe é doação. Doe vida, doe sangue”, nesta sexta-feira, 12, para estimular a coleta de sangue entre o segmento feminino que atualmente é responsável por 32% das coletas efetivadas no Pará. A ação, iniciada nesta sexta-feira, 12, se estenderá até sábado, 13, com programação variada e oferta de serviços de beleza.
Na manhã desta sexta, enquanto esperavam atendimento, as doadoras de sangue participaram de palestras ministradas por psicólogas do Pro Paz, sobre o tema “Violência contra a Mulher”, e do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), sobre “Direitos das Mulheres”. A programação contou ainda com apresentação do Coral do Hemopa e de um caricaturista.
Segundo a gerente de captação do Hemopa, Juciara Farias, a campanha do Dia das Mães faz parte de ações de estímulo à doação de sangue entre as mulheres. A gerente explica que sempre são realizadas programações, ao longo do ano, para estimular a doação de sangue e, principalmente, para agradecer aos doadores. "Muitas pessoas precisam desse ato para sobreviver”, frisou.
A estudante Ianara Chagas esteve no Hemopa acompanhada pelo filho de três anos para doar sangue pela primeira vez. Ela conta que sempre teve vontade de doar, mas que nunca tinha tempo de vir ao hemocentro. “Acho uma atitude muito importante. E é uma ação tão simples, que pode salvar vidas”, fala Ianara.
Mães de um casal de crianças, Sandra Ferreira veio ao hemocentro atendendo convite de uma prima que é doadora de sangue. "Sempre tive medo de doar e acho que isso é um dos grandes motivos para as mulheres não doarem regularmente, afirmou. Após a primeira experiência ela garante que o medo passou e que vai voltar ao Hemopa mais vezes.
Juciara Farias concorda com Sandra. Quase metade da população paraense é formada por mulheres, mas apenas 32% dos doadores no Pará são do sexo feminino. “Nós queremos mudar isso. A mãe, pela própria natureza, é doadora. Doa vida ao filho e também pode doar sangue”, enfatiza.
Em parceria com várias entidades, a Fundação vai oferecer, neste sábado, palestras de orientação à saúde e serviços de beleza, como limpeza facial, massagem, designer de sobrancelhas e corte de cabelo, além de entrega de brindes. Também haverá arrecadação de vidros para o Banco de Leite da Santa Casa e de livros para a campanha “Leia. Mude sua história”.
Serviço: A programação de Dia das Mães do Hemopa continua neste sábado, dia 13. O hemocentro fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109. Aos sábados, funciona de 7h30 às 17h.