Escola de Governança do Pará promove 1º Workshop de Instrutores
Evento contribui para esclarecer e nivelar o conhecimento institucional dos novos profissionais responsáveis por ministrar cursos e conteúdos da 'Escola'
1º Workshop de Instrutores reuniu profissionais responsáveis por ministrar os cursos e os conteúdos da Escola de Governança Professores contratados para atuarem no processo de reestruturação dos cursos livres da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), e da construção do portfólio final participaram na manhã desta segunda-feira (10) do 1º Workshop de Instrutores, para orientações gerais sobre o desenvolvimento do trabalho da Escola de Governança.
A equipe atuará como como conteudistas e instrutores de worshops neste mês de agosto e conheceu destalhes da competência instituicional da Escola de Governança. Segundo a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública (CDHP), Luciana Ferreira, encontros como o desta segunda-feira são proveitosos para que o professor compreenda a EGPA e seus objetivos gerais no desenvolvimento de cada curso.
“Historicamente os professores trabalhavam diretamente com os coordenadores dos cursos e aprendiam sobre a EGPA com eles, mas institucionalmente a Escola não tinha uma atuação específica com este professor para falar sobre a EGPA e seu trabalho como professor dentro de uma escola de Governança”, disse a coordenadora Luciana Ferreira.
Ao longo do primeiro semestre de 2020, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências e Habilidades desenvolveu um novo desenho institucional e acadêmico de cursos e de forma de trabalho, apresentando 11 áreas de atuação da EGPA, que integram todas as ações e demandas nos diversos segmentos relacionados à proposta da educação continuada, além de programas formativos dentro de cada área, com cinco cursos de destaque, compondo 100 horas aula e disponibilizando ao servidor público um certificado de formação complementar.
Neste processo, foi definido que todos os cursos terão um ‘e-book’ (livro digital em suporte eletrônico) ou apostila de referência base, que será desenvolvida pelos conteudistas, mas serão propriedade da Escola de Governança, para serem utilizados ao longo da Gestão institucional.
A ementa e os objetivos estratégicos do novo modo de trabalho estarão expressos neste material, mas cada professor terá a possibilidade de complementar suas aulas.
A diretora geral da instituição, Evanilza Marinho explicou que este é um desdobramento do Planejamento Estratégico Institucional e do Planejamento Pedagógico Institucional, que organiza a área de ensino e aprendizagem.
"A Escola vem trabalhando desde 2019 na perspectiva de integrar as duas áreas de ensino, com o objetivo de organizar este conhecimento, estruturar os conteúdos, e ter um papel mais ativo com os conteudistas”, frisou a diretora geral, Evanilza Marinho.
Além da organização do portfólio, uma outra novidade é a elaboração do banco de questões, para uma avaliação diagnóstica dos servidores que participaram dos cursos, com o objetivo de qualificar o desempenho deste aluno.
Mestranda em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama), Rossiclea Nascimento, desenvolverá as apostilas para os cursos de Capital Intelectual e Gestão de Equipes. Para ela, o workshop foi essencial para o nivelamento e esclarecimento das diretrizes para o desenvolvimento da material base.
“Em cursos como estes ofertados pela EGPA trabalhamos com pessoas em diversos níveis de formação, por isso, precisamos desenvolver o material pensando no indivíduo, para que ele tire o que é necessário deste aprendizado e aplique com eficiência na administração pública”, afirma Rossiclea Nascimento.