Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Sespa começa a distribuir os oxímetros doados pelo Projeto Todos pela Saúde

Por Roberta Vilanova (SESPA)
06/08/2020 15h07

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) começou a distribuir, na quarta-feira (05) aos municípios paraenses, 4.887 oxímetros doados pelo Projeto Todos pela Saúde, desenvolvido pelo Banco Itaú com participação de consultores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que intermediaram a distribuição para todos os estados e municípios brasileiros.

Sâmela Galvão, Tereza Justino (1ºCRS), Laena Reis e Átila Pereira da Secretaria Municipal de Saúde de BenevidesPara essa distribuição, tem sido fundamental a articulação da Sespa com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), assegurando que os equipamentos cheguem mais rapidamente aos municípios paraenses.

Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Família Sâmela Galvão o objetivo é fortalecer o trabalho da Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de Covid-19, pois é o serviço de primeiro contato do paciente. “Dessa forma, o oxímetro é equipamento imprescindível para as ações de enfrentamento à Covid-19 com o diagnóstico clínico diferencial, para classificação do quadro, além de auxiliar no monitoramento da saturação de oxigênio em outras doenças, como as cardiovasculares, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, explicou.

Os oxímetros serão distribuídos para todos os 144 municípios do Estado, para serem utilizados, principalmente, para todas as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), equipes de Atenção Primária, Unidades Básicas de Saúde tradicionais e fluviais, Consultórios na Rua, Polo de Academia na Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Equipes Ampliadas de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipe de atenção domiciliar e equipes de Atenção Prisional. “Esta iniciativa terá um impacto gigantesco na qualidade, resolutividade e integralidade da atenção à saúde aos usuários do SUS”, afirmou Sâmela Galvão.

Para os municípios acima de 100 mil habitantes, a entrega está sendo feita diretamente para as Secretarias Municipais de Saúde. São 18 municípios nessa categoria: Abaetetuba, Barcarena, Paragominas, Tailândia, Cametá, São Félix do Xingu, Itaituba, Breves, Tucuruí, Marabá, Parauapebas, Altamira, Castanhal, Ananindeua, Belém, Marituba, Santarém e Bragança.

Já para os demais 128 municípios, totalizando 3.282 oxímetros, a entrega está sendo feita pela Sespa por meio do Nível Central e Centros Regionais de Saúde mediante assinatura de um termo de recebimento dos equipamentos. “Os oxímetros chegaram à Sespa no dia 3 de agosto e a distribuição para os municípios da Região Marajó I, Benevides e Santa Bárbara estão sendo feitos pela Coordenação Estadual de Saúde da Família”, informou Sâmela Galvão.

Até o momento, já receberam os equipamentos na Coordenação Estadual de Saúde da família os municípios de Santa Barbara, Benevides, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari e Bannach.

Representantes do 2º e 12º Centros Regionais de Saúde também já receberam para repassarem aos municípios das suas áreas de abrangência. E nesta quinta-feira (06), estão agendados os 3º, 4º e 5º CRSs. Os equipamentos dos Centros Regionais mais distantes, tais como Santarém e Altamira, serão enviados pelo Almoxarifado da Sespa.