Estado repassa mais de R$ 7 mi para assistência social
Um acordo firmado entre Estado e municípios garante o repasse de mais de R$ 7 milhões para ações na área de Assistência Social. O acordo foi celebrado durante o Encontro com Gestores Municipais da Assistência Social, realizado na manhã desta terça-feira (5), no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém. O evento é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Secretaria Extraordinária de Estado dos Municípios Sustentáveis (Semsu).
“É necessário que haja a transferência desse fundo, para que possamos efetuar com dignidade os serviços da Assistência Social”, disse Maria Elizabeth Aguiar, secretária de Assistência Social de Ourém, município do nordeste paraense.
O evento foi uma continuação dos encontros regionais de gestores municipais. “A reunião é o fechamento de um ciclo estratégico realizado pela Seaster, com a finalidade de dar apoio técnico para os gestores municipais da Assistência Social, e também contribuir com o fortalecimento das políticas socioassistenciais de nosso Estado”, informou a titular da Seaster, Ana Cunha.
Mais de 340 gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) receberam orientações sobre a execução e otimização de recursos. As regiões de integração que receberam os encontros de gestores municipais da Assistência Social foram Caeté, Carajás, Marajó, Rio Capim, Xingu e Guamá.
Sustentabilidade - No encontro realizado no CIIC também foi lançado o cofinanciamento estadual para as ações municipais de Assistência Social. A titular da Semsu, Izabela Jatene, ressaltou que o desenvolvimento social está diretamente ligado à sustentabilidade do município. “Os gestores não podem pensar em sustentabilidade se não houver a união de esforços entre Estado e municípios na execução de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, reiterou.
No próximo dia 15, o município de Marabá, na região sudeste, sediará a reunião entre representantes do governo e gestores municipais, que debaterá a Política Estadual de Assistência Social. O encontro em Marabá vai contemplar as regiões de integração Carajás, Araguaia e Lago de Tucuruí.
A programação de encontros de gestores será encerrada no município de Santarém, atendendo as regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu.