Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas vai aumentar atendimento psiquiátrico

Obra vai melhorar o atendimento aos pacientes e seus familiares e ampliar o número de leitos

Por Melina Marcelino (HC)
30/07/2020 15h02

Fundação criou um plano diretor de modernização do hospital, único no Pará para tratamento psiquiátrico de emergência, pelo SUSFundação criou um plano diretor de modernização do hospital, único no Pará para tratamento psiquiátrico de emergência, pelo SUSFoto: ASCOM / HCGVUm novo prédio vai abrigar a emergência psiquiátrica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). A obra vai melhorar o atendimento aos pacientes psiquiátricos e ampliar o número de leitos. Os recursos virão da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), mas a licitação será feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). 

A direção da Fundação criou um plano diretor de modernização, atualização e crescimento do hospital, que prevê a construção de novas instalações para ampliar a emergência psiquiátrica. Trata-se do único hospital no Pará para tratamento psiquiátrico de emergência, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Diretora-presidente da Fundação, Ivete Vaz informa que o processo para construir as novas instalações já foi iniciado e a parceria com as secretarias de Planejamento e Obras Públicas garante celeridade ao projeto.

“Estamos felizes com essa parceria com a Seplad no projeto de reforma da psiquiatria do HC, que vem desde 2018. Uma psiquiatria que precisa ser vista com bons olhos. Assim que assumi, procurei a Seplad e a dra. Hanna Ghassan nos informou que o recurso já está reservado, bastando se fazer o projeto e a licitação", afirmou a diretora-presidente.

Ivete Vaz frisou que o próprio governador pediu que a obra fosse licitada pela Sedop. "Já iniciamos o processo, o memorial descritivo e o detalhamento das necessidades já estão prontos, então a Sedop vai fazer os projetos arquitetônicos e a licitação dos projetos executivos e da obra.”.

PROJETO

O projeto prevê a construção de um pavimento térreo, com 30 leitos de observação e 12 boxes de primeiro atendimento, onde as equipes encarregadas terão toda estrutura de apoio necessária para atender os pacientes.

As ambulâncias terão acesso por área coberta e protegida, preservando a privacidade dos usuários. Os pacientes estáveis serão recebidos em uma ampla sala de espera com 30 lugares, com acesso ao registro de atendimento, serviço social, atendimento médico, de enfermagem e serviços de apoio.

Pacientes mais agitados serão levados para uma sala de espera reservada, com classificação de risco.

A ala psiquiátrica da FHCGV foi inaugurada em 1989, como o primeiro setor a funcionar no hospital. Atualmente, ela é composta pela emergência psiquiátrica, com 20 leitos, e pelo Setor de Internação Breve (SIB), com 40 leitos. A média de atendimentos mensais na emergência psiquiátrica é de 850 pacientes.

ATENDIMENTOS

A pessoa em sofrimento mental pode procurar uma Unidade Básica de Saúde ou um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Mas se estiver em crise, deve ser encaminhada à emergência psiquiátrica do Hospital de Clínicas.

O serviço atende emergências psiquiátricas de pacientes com graves alterações de comportamento e de humor. O Hospital de Clínicas fica na travessa Alferes Costa, S/N, na Pedreira, em Belém.