Governo planeja construção de unidade prisional em Castanhal com 726 novas vagas
Seap também fará uma reforma completa no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST)
O governo do Estado continua trabalhando para ampliar o número de vagas no sistema penitenciário paraense. Após entregar, no início da semana, o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V), no Complexo Penitenciário de Americano, no município de Santa Izabel, a expectativa agora é para a liberação de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para execução de diversas obras, que juntas irão gerar mais 2.854 vagas no sistema penitenciário.
Uma dessas obras está programada para acontecer no município de Castanhal, com a construção de uma nova unidade prisional. O projeto incrementa o número de vagas carcerárias do Estado com 306 vagas masculinas e 420 femininas, e está orçado em R$ 36 milhões.
Além de gerar 726 novas vagas prisionais, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) também fará uma reforma completa no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), para garantir aos custodiados o cumprimento da pena em condições humanizadas, com ênfase na segurança e dignidade.
Para dar início às obras, os internos do CRCAST foram transferidos para o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V. A nova unidade cria 516 novas vagas no sistema penitenciário estadual.
Reunião foi realizada na sede da Prefeitura de CastanhalTerreno - O titular da Seap, Jarbas Vasconcelos, esteve reunido, na terça-feira (28), com o deputado Hélio Leite e o prefeito de Castanhal, Pedro Coelho Filho, para tratar da regularização de uma doação, feita pela prefeitura ao Governo do Pará, da área que será utilizada para a construção da nova unidade prisional no município.
As autoridades aguardam uma reversão feita em cartório, para retornar o terreno em questão à posse do município, já que este já havia sido doado, porém as obras não chegaram a ser iniciadas.
Também participaram da reunião: o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex; a diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, Kamila Costa; a coordenadora de Planejamento Estatístico e Orçamento (NPEO), Luana Wanzeler e o comandante do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), cel. Vicente Neto.