Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO MÉDICO

Barco Papa Francisco atende moradores da comunidade de Santa Maria do Uruará

Por Ronilma Santos (SRGBA)
27/07/2020 15h03

O Barco Papa Francisco chegou em mais uma comunidade para realizar atendimento médicos, saindo de Santarém até a comunidade de Santa Maria do Uruará No local, uma imensa fila se formou na manhã desta segunda-feira (27) em busca de atendimento médico. Ao todo, só hoje, foram realizados 394 atendimentos, entre consultas, exames, mamografias e Raio-X.

Seu Jonas da Costa Diego, foi o primeiro paciente a ser atendido, com sintomas de Covid-19, o morador da comunidade não exitou em buscar atendimento. Dona Leonor também  buscou atendimento, ela precisava fazer exames. "Eu precisava fazer uma mamografia, estou sem dinheiro para realizar e pelo público fica muito difícil né? Resolvi tentar por aqui pela embarcação", relatou.

De acordo com o médico Igor Arantes, entender a cultura local antes de iniciar o atendimento é essencial. "Para nós, dor na "pente", dor no "guto" não eram expressões comuns, por isso nos esforçamos para entender e se adequar, porque essas palavras também estão certas, só não estão habituadas por nós. Não estamos aqui para corrigir a população, nós estamos aqui para se adequar a população, fazer um trabalho em conjunto, para que todo mundo possa ganhar, a gente ganha aumentando nosso vocabulário, a população ganha com um bom atendimento, acho que é essa a função do barco Papa Francisco" explicou o médico.

O Secretário Regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, que deu apoio a ação realizada na comunidade falou da importância da parceria realizada entre o Governo do Estado e os municípios. "Esse é um barco mantido pelo Governo do Estado e nós temos tido em todas as ações, o apoio fundamental das prefeituras, colaborando grandemente com essas ações de saúde e eu quero agradecer aqui ao Prefeito de Prainha, Davi Xavier e ao vereador Demétrio Ferreira que não mediram esforços para que essa ação fosse realizada aqui na comunidade".

O coordenador do Barco Hospital Papa Francisco, falou da grande procura pelos atendimentos. "Hoje a procura foi enorme. Logo no começo da manhã o fluxo foi muito grande, mas nossa equipe conseguiu rapidamente acompanhar o processo. Atendemos também um grande número de pessoas assintomáticas, em relação à Covid-19. E essa é a função do Barco Hospital, dar essa resposta rápida à população", explicou.

O Prefeito do Município de Prainha, Davi Xavier, elogiou o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado. "Essa não é a primeira vez que o barco vem ao Município, e nós queremos principalmente agradecer a essa parceria, e agradecer a esse olhar atento do governador Helder Barbalho, através do Secretário Henderson Pinto", concluiu.