XIV Mostra de Dança da Seduc reúne ritmos do balé ao carimbó
Um corpo de dança formado por mais de 400 bailarinos do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou um espetáculo com ritmos variados, como o balé clássico, jazz, funk, boi bumbá, dança moderna, lundu, até o carimbó, nesta terça-feira, 5, no teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará, em Belém.
Foram 28 apresentações, todas anunciadas por dois professores da rede, que também são comediantes e atores, que divertiram a plateia: Fernando Matos e Márcio Eurípides. A XIV Mostra de Dança é resultado da culminância das atividades de esporte e lazer desenvolvidas ao longo do ano nas escolas da rede pública de ensino, NEL, nos polos esportivos e Pro Paz.
Estão matriculados nas atividades desenvolvidas no contraturno escolar pelo NEL, sete mil estudantes, que além da dança praticam também ginástica rítmica, badminton, natação, futsal, voleibol, ginástica localizada e Karatê.
A secretária de Educação do Estado do Pará, Ana Claudia Serruya Hage, assistiu todas as apresentações e destacou que a beleza do espetáculo retrata todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelo Governo do Pará em prol do desenvolvimento da criança e do adolescente.
Ana Claudia disse, ainda, que a mostra é uma forma de prestar conta aos pais, que confiaram seus filhos às escolas e, também, do aprendizado que eles obtiveram durante as aulas. “É um momento de agradecer à professora Glória Guerreiro, coordenadora do NEL, que realiza esse trabalho grandioso o ano todo, aos nossos professores, que se dedicam na tarefa de ensinar e aos alunos, que dão o melhor de si para mostrar nesse espetáculo tudo que aprenderam durante o ano", disse.
A Mostra de Dança possibilita a troca de experiências entre os estudantes e professores, incentivando e desenvolvendo a prática de dança no Estado do Pará. É o que garante Rafael Souza, do bairro da Sacramenta, que foi ao teatro assistir a apresentação de balé da filha Rafaela, de 7 anos, que está há cerca de um ano na atividade.
Para ele, a oportunidade de ter a opção de dança para a filha na rede pública é excelente. "Ela sempre quis fazer balé, mas a mensalidade nas escolas particulares são altas pra gente. No polo ela pratica e as aulas têm muita qualidade, basta assistir a apresentação para conferir", afirmou.
A professora Leila Velasco, que tem turmas de dança pelo NEL no polo da Seduc na Universidade do Estado do Pará (Uepa), levou dois espetáculos para o teatro: "Natal das festas" e “Ilumina ação". Ela trabalha com alunos de 8 a 23 anos e garante que para dançar não há limite de idade ou dificuldade.
A apresentação "Presepada", da professora Elenice Pimentel, levou para o palco do teatro alunos portadores de necessidades especiais, que ao som de um baião deram seu recado através da dança. O ingresso para acesso à XIV Mostra de Dança do NEL foi um quilo de alimento não perecível, que será doado para entidades de assistência à criança e ao idoso.
A bailarina Natacha Sena, 7 anos, do polo Pro Paz Sacramenta, se vestiu de fada para a apresentação. "Fico um pouco nervosa, mas ensaiamos muito e tudo sairá como a professora Karina (Prado) nos ensinou". E realmente foi lindo e emocionante o espetáculo.