Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Corpo de Bombeiros reforça prevenção nos principais balneários do Estado

Por Igor Luz (CBM)
19/07/2020 20h32

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fazem prevenção nas rodovias e balneários do Estado neste veraneio. Em Abaetetuba, o acesso à Praia de Beja, uma das mais frequentadas da região, está bloqueado pelos agentes de segurança por força do Decreto Municipal n° 486/ 2020, visando o combate à proliferação do novo coronavirus. Não há prevenção por guarda-vidas na praia.

No trevo de acesso, há uma barreira sanitária com agentes de trânsito da Semutran, que vem desenvolvendo ações em conjunto com a equipe de bombeiros militares do 15° Grupamento Bombeiro Militar. Na praia, são feitas fiscalizações em conjunto com a Polícia Militar. 

Em Barcarena, há operação conjunta dos órgãos de segurança, Defesa Civil Estadual e militares do 6° GBM. A praia está liberada para acesso, mas no domingo é permitida a entrada no Caripi até as 14h. No Moju, neste fim de semana, o fluxo de pessoas foi intenso no balneário do Levi, onde a prevenção está sendo feita por nove guarda-vidas do 29° GBM. O público estimado foi de 500 pessoas, no entanto, sem nenhum registro de ocorrência grave.

Os militares repassavam aos banhistas orientações para evitar aglomerações em situações corriqueiras, como o cuidado com crianças, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e não fazer a travessia ao outro lado do rio. Conforme Informações do sargento Otávio Vilhena, comandante da prevenção no balneário, há relatos de ataques de poraquê, peixe elétrico da região.

Marajó - Em Soure, na praia da Barra Velha, o trabalho de prevenção se iniciou na via de acesso à praia, com o trabalho de prevenção à Covid-19 por médicos e enfermeiros da Unidade de Saúde do município. Foram feitas aferição de temperatura e testagem rápida em banhistas que apresentavam temperatura acima de 37°C, além da higienização das mãos e descontaminação dos veículos automobilísticos.

O fluxo de banhistas neste domingo (19) foi intenso, pois a praia era o único lugar de Soure liberado para banho. O serviço de prevenção dos guarda-vidas no local conta com sete militares (cinco guarda-vidas, um socorrista e um condutor de viatura AR), para auxílio no atendimento pré-hospitalar e logística.

Há ainda um socorrista auxiliar, monitor do Programa Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros. Além disso, por toda a extensão da praia, foi feito o uso das sinalizações por meio das bandeiras vermelha, amarela e verde, referindo-se à área inadequada para banho, área apropriada para banho com a presença de guarda vidas e área liberada para banho, respectivamente.

O serviço de prevenção em Soure, este ano, conta ainda com o serviço da telemática (Tecnologia da Informação) na instalação de frequência de rádio, feita antes do início da operação, possibilitando com que a comunicação com o quartel em Salvaterra facilite a prevenção.

Nas praias de Salvaterra, o fluxo foi intenso neste domingo, maior que o registrado no sábado (18). A prevenção foi feita pelos guarda-vidas com o apoio do Flex Boat (bote inflável), com patrulhamento nas praias Barra velha, Água boa e Joanes. Não houve nenhuma ocorrência de maior relevância ou registro de óbitos.