Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Segup implanta zona de exclusão no Atalaia para proteger tartarugas marinhas

Uma faixa de areia de 400 metros de extensão está isolada com barreiras para impedir a circulação de veículos

Por Aline Saavedra (SECOM)
18/07/2020 17h13

Ao verificar que tartarugas marinhas buscavam a faixa de areia localizada no final da Praia do Atalaia, em Salinópolis (nordeste do Pará), para a desova, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) implantou a zona de exclusão para evitar que veículos trafeguem pelo local, e assim preservar a vida dos filhotes que costumam sair à noite em direção ao mar.

A área, que possui aproximadamente 400 metros de extensão, é isolada com barreiras, incluindo sanfonadas, que proíbem o fluxo de veículos no local.  A zona de exclusão está perto da área conhecida como Atalho da Sofia.A zona de exclusão está sob a responsabilidade de agentes do Detran

Sob a responsabilidade do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a fiscalização na zona de exclusão pretende evitar, também, a circulação de veículos, principalmente em horários de maré cheia, devido ao risco de acidentes. "É muito importante garantir a segurança dos veranistas com medidas policiais e de saúde, mas também garantir a vida dos filhotes de tartarugas marinhas que escolheram a Praia do Atalaia para desovar", disse o coronel Alexandre Mascarenhas, da Secretaria Adjunta de Operações da Segup, que já comunicou à Prefeitura de Salinópolis a decisão de isolar o local.

A proteção da fauna marinha está entre as ações promovidas pela Segup durante a Operação Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade, que ocorre até o próximo dia 3 de agosto em mais de 40 localidades paraenses, mobilizando um efetivo superior a 3.500 agentes de segurança pública.