Ranking nacional de isolamento registra o Pará na 21ª posição na sexta-feira
Segup alerta que flexibilização não elimina as medidas de prevenção à Covid-19
O Pará alcançou a 21ª posição no ranking nacional de isolamento na sexta-feira (17), com taxa de 34,30% de pessoas em casa. Belém, entre as capitais brasileiras, ficou em 22º lugar, com taxa de 34,85%. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O titular da Secretari, Ualame Machado, reforça a necessidade de não relaxar os protocolos de segurança contra a Covid-19.
“Estamos vivendo o momento do nosso verão amazônico, onde é natural que as pessoas passem a circular mais, tendo em vista que já estamos trabalhando com medidas de flexibilidade e retornando às atividades e ao convívio social. Porém, é necessário ter a consciência em manter os protocolos e cuidados exigidos, como o uso de máscaras, higienização pessoal e o distanciamento social recomendado", reiterou o titular da Segup.Quem precisar sair de casa deve usar máscara e manter o distanciamento necessário
Percentuais - As cidades com maior registro de não cumprimento da recomendação de ficar em casa, com baixo índice de isolamento, foram Bagre (21,9%), São Sebastião da Boa Vista (22,2%) e Abel Figueiredo (23,1%). Já as que alcançaram os melhores índices foram Prainha (48,9%), Limoeiro do Ajuru (49,4%) e Quatipuru (51,2%).
Em Belém e Ananindeua foram registrados, respectivamente, os índices de 34,85% e 33,8%. Na capital, incluindo os distritos, os locais com as maiores taxas de pessoas em casa foram: Cotijuba (53,8%), Água Boa (50%) e Aeroporto (45%). Já os bairros com os menores índices foram Campina de Icoaraci (17,9%), Curió (22,2%) e Maracacuera (23,2%).
Em Ananindeua, os melhores índices foram nos bairros Águas Brancas (44,6%), Júlia Seffer (40,5%) e Cidade Nova VIII (38,5%). As piores taxas foram na Guanabara (27,3%), Curuçamba (20%) e Jiboia Branca (27,9%).
Serviço: Dados do percentual de isolamento nos 144 municípios paraenses e o monitoramento completo estão disponíveis no site da Segup, e são atualizados diariamente.