Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2020

Segup instala placas em praias de Salinas para informar horário das marés

A medida visa garantir aos banhistas o acesso seguro ao mar e evitar que veículos sejam levados pelas águas

Por Aline Saavedra (SECOM)
17/07/2020 18h34

Na Praia do Atalaia, em Salinópolis, no nordeste paraense - destino de milhares de veranistas durante o verão amazônico -, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) instalou nesta sexta-feira (17) duas placas com informações aos banhistas sobre os horários de baixa-mar e preamar, na rampa de acesso à praia, na via principal e no atalho da Sofia, próximo ao Centro Integrado de Comando.

Agentes do Corpo de Bombeiros Militar serão responsáveis por atualizar, diariamente, os horários da maré. A medida visa alertar os banhistas e prevenir que carros sejam lavados pelas águas oceânicas, além de especificar o horário em que a praia estará aberta para a entrada de veículos, levando em consideração a preamar.Há placa informativa no acesso à Praia do Atalaia, que recebe milhares de banhistas

A medida poderá, ainda, identificar as placas dos veículos que podem ter acesso à praia, caso haja necessidade de rodízio para controlar o distanciamento social na faixa de areia, como determina o decreto municipal como medida de prevenção à Covid-19.

"As informações são importantes primeiro por conta da tábua de maré, quanto ao horário de preamar e baixa-mar, para que os banhistas que estão na faixa de areia com os seus veículos automotores possam sair antes da preamar, evitando algum tipo de incidente com seus veículos. Em relação às placas de rodízio, o decreto municipal prevê o rodízio de veículos nas praias de Salinas se o número for grande. Tanto o sistema de segurança pública, quanto a prefeitura podem aderir ao rodízio, par ou ímpar. No dia par só vão poder entrar na praia veículos com placa de final par; da mesma maneira para os veículos com o final de placa ímpar", informou o coronel Alexandre Mascarenhas, atualmente respondendo pela Secretaria Adjunta de Operações, vinculada à Segup.

Operação Verão – A instalação das placas de orientação é mais uma ação da Segup na Operação Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade, realizada até o próximo dia 3 de agosto, em mais de 40 localidades do Pará, mobilizando um número superior a 3.500 agentes de segurança pública.

Em Salinópolis, na costa atlântica, e nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, pertencentes a Belém, todas as ações são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando, que reúne representantes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Trânsito (Detran) e de outros órgãos. Ao detectar qualquer situação que necessite de uma atuação mais célere, os agentes acionam o efetivo que estiver mais próximo ao local da ocorrência.