Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FRUTAS E LÍQUIDOS

Nutricionista aconselha hidratação e alimentação equilibrada durante o verão amazônico

Profissional do Hospital Jean Bitar alerta para o risco de intoxicação alimentar nessa época do ano

Por Joelza Silva (HJB)
15/07/2020 10h35

Beba muita água. Segundo a nutricionista responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Jean Bitar, Natália Faria, essa é uma das dicas mais importantes neste período, também conhecido como verão amazônico, quando o clima atinge temperaturas mais altas na região Norte do país.                                                          

De acordo com a profissional, beber água não serve só pra saciar a sede, mas sim para evitar insolação e desidratação. “Ao longo do dia, devemos ingerir líquidos e nunca esperar ter a sensação de sede, pois esse já é um sinal de desidratação. Outras bebidas também são boas aliadas, como água de coco, isotônicos e sucos de frutas naturais. Adultos e adolescentes devem consumir, em média, no mínimo dois litros. Já as crianças, 1,2 litro por dia. Tenha em mãos a sua própria garrafinha”, orienta a nutricionista.

Segundo Natália Faria, é necessário também que alguns cuidados sejam redobrados com a alimentação durante o período de verão amazônico, já que o risco de intoxicação alimentar nessa época do ano é alto. 

“As altas temperaturas, associadas à higiene inadequada no preparo dos alimentos, estimulam a proliferação de micro-organismos que aumentam as chances de os produtos estragarem. Atenção redobrada para o armazenamento dos alimentos, e quando for comer fora de casa escolha locais de confiança”, aconselha.

Sobre as refeições, a nutricionista orienta que sejam incluídos na dieta, frutas, legumes, vegetais, alimentos integrais, peixes e carnes magras. Os sucos também são sugeridos.

“Os sucos são 'curinga' no verão. Aproveite para fazer um mix de frutas e vegetais. Evite consumo de alimentos oleosos, frituras, manteiga, banha, carne de porco, carnes gordas, pele do frango, queijos amarelos e leite integral" - Natália Faria, nutricionista do Hospital Jean Bitar.

"Outra orientação: evite refrigerantes, pois possuem muito açúcar, muitos aditivos químicos e nenhum nutriente aproveitável. Não exagere no uso do sal, açúcar e nas bebidas alcoólicas, pois eles contribuem para a desidratação e favorecem o acúmulo de gordura no organismo”, aconselha.

A nutricionista reforça ainda que alimentos integrais, verduras, frutas e legumes in natura, fornecem mais vitaminas e minerais. Por isso, investir no consumo desses alimentos ajuda a manter o corpo com energia para o verão, e facilita a digestão, pois esses alimentos possuem uma grande quantidade de fibras e nutrientes, além de contribuir para uma melhor qualidade do sono.