Pavimentação da PA-407 vai melhorar o escoamento da produção de açaí
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) vai pavimentar a rodovia PA-407, conhecida como Vicinal do Açaí, no município de Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins. Em fase de licitação, a obra começa a receber o asfalto em setembro deste ano. São 17 quilômetros, no trecho entre a PA-151 e a Vila Maiautá, que fica às margens dos rios Meruu-Açu e Maiauatá.
A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado (Prodeir), projeto de infraestrutura do Governo do pará que prevê a pavimentação de mais de 500 quilômetros de rodovias em seis regiões de integração do Pará. Além do asfalto, serão feitas a construção e substituição de pontes de madeira por concreto e pontos de fiscalização de peso de veículos.
A pavimentação da PA-407 vai beneficiar o escoamento da produção de açaí, que tem na Vila de Maiauatá uma das maiores produtoras do fruto na região, e melhorar a trafegabilidade entre a localidade e a sede municipal. Outras obras do governo na região são a conservação e tapa-buraco da PA-151, no trecho que dá acesso a Igarapé-Miri, e a construção da ponte sobre o rio Meruu.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), no ano de 2018, o município de Igarapé-Miri movimentou mais de R$ 880 milhões derivados da produção de açaí. Em 2016, pesquisa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) apontou o município como o maior produtor mundial do fruto, com 305,6 mil toneladas e 28% da produção nacional.