Pacto pela Educação leva ação social à Escola Aníbal Duarte
Como parte da estratégia do Pacto pela Educação, que firma parcerias com os diversos segmentos da sociedade com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encampou a ação social da Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA) que levou atendimento multiprofissional para cerca de 400 pessoas reunidas na Escola Aníbal Duarte, no bairro de São Brás, neste sábado (20).
Uma equipe formada por cerca de cem voluntários da Seduc e membros da Igreja, entre eles médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, advogados, professores, artistas e profissionais da área de estética, encabeçou um mutirão social que ofereceu diversos atendimentos à comunidade. Entre os serviços disponibilizados estiveram consultas médicas e odontológicas, vacinação de adultos e crianças, verificação de pressão arterial, testes de glicemia, exames de ultrassonografia e atendimentos jurídicos. Também foram ofertados cursos de música, arte, atividades lúdicas e esportivas.
O coordenador da ação, pastor Bruno Medeiros, detalha que, além de levar saúde, lazer e cidadania à comunidade do entorno da escola, a programação tem também um papel integrador, de trazer as famílias para dentro da escola aos finais de semana. “Já realizamos vários outros mutirões em praças do bairro, e ações de doação de alimentos, mas a estratégia de trazer a comunidade para dentro da escola cumpre o papel fundamental da igreja, de agregar, de promover a comunhão. Essa parceria com a escola já se mantém há dois anos”, detalhou.
A diretora da Escola Aníbal Duarte, Rosenila Costa, enfatiza que atividades como essa, realizada em parceria com a igreja, fazem parte da estratégia do Pacto pela Educação, que busca integrar diferentes setores e níveis de governo à sociedade como forma de melhorar a qualidade da educação pública por meio de um esforço intersetorial em que a família e a comunidade em geral têm um papel importante.
A professora Francisca Lourenço tem dois netos como alunos da Escola Aníbal Duarte. Ela aproveitou a ação para fazer um atendimento jurídico e levou as crianças para uma consulta odontológica. “Por ser no final de semana é uma atividade que traz muita gente para dentro da escola. Além de integrar a comunidade, também faz com que muitos pais venham conhecer a equipe docente e acabem falando sobre o desempenho escolar dos filhos”, disse.