Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCEDIMENTOS

Padronização chega à Central da Cidade Nova e ao Centro de Recuperação de Mosqueiro

Com disciplina, ordem e higiene, Seap investe na humanização das unidades prisionais

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
06/07/2020 22h04

As unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB) continuam recebendo os procedimentos destinados a oferecer à pessoa privada de liberdade dignidade e humanização no cumprimento da pena. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), iniciou nesta segunda-feira (06) as atividades na Central de Triagem da Cidade Nova (CTCN) e no Centro de Recuperação Regional de Mosqueiro (CRMO).Uniformes e kits de higiene entregues pelo Estado aos custodiados

A implementação dos procedimentos nas unidades faz parte do Plano Estadual de Padronização das 48 unidades prisionais paraenses, que visa levar as novas medidas às casas penais até o fim do primeiro semestre, garantindo maior segurança intra e extramuros.  

As ações buscam intensificar disciplina e ordem dentro do cárcere. Os custodiados do CRMO conheceram os novos procedimentos e receberam uniformes e kits de higiene, além do corte de barba e cabelo. A unidade passou ainda por revista geral e limpeza. Nenhum objeto ilícito foi encontrado. A Central de Triagem da Cidade Nova também passou por revista estrutural, e assim como o Centro em Mosqueiro permanece livre de objetos proibidos.

Critérios - Para o comandante do Cope, coronel Vicente Neto, a coesão de uma unidade penal depende de um "triângulo" de execução no sistema profissional. “Tem-se o homem, profissional e técnico; o equipamento que é essencial para o uso legal e eficiente, e o procedimento, como a base de tudo", explicou o coronel.

Segundo o diretor de Administração Penitenciária, Ringo Alex Frias, a padronização promove segurança e melhoria à estrutura do sistema prisional. “O nosso desafio é manter as instituições dentro dos procedimentos de segurança, pois melhoram de forma significativa o trabalho e nos trazem um ambiente salutar, atrelado ao modelo padrão estabelecido de administração penitenciária”, ressaltou.