Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Servidores que vão atuar no programa Territórios Sustentáveis passam por capacitação

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
29/06/2020 19h35

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) iniciou, nesta segunda-feira (29), a segunda etapa da capacitação dos funcionários aprovados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para atuar no programa Territórios Sustentáveis nas regiões Araguaia, Xingu e Tapajós. Além da Emater, outros sete órgãos estaduais integram o programa, cuja coordenação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A Política de Atuação Integrada de Territórios Sustentáveis foi instituída pelo Decreto Estadual n° 344, de 10 de outubro de 2019, para ser o instrumento de contribuição aos compromissos globais de desenvolvimento sustentável. Entre as diretrizes estão a promoção do desenvolvimento socioeconômico em bases sustentáveis, a partir do aumento da eficiência na produção pecuária e agroflorestal, respeitadas as vocações econômicas; a recuperação de áreas degradadas e a conservação do capital natural. 

Iniciadas no dia 24 deste mês, as atividades incluem apresentação da empresa, programas, projetos e palestras com representantes da instituição e de outros órgãos integrantes, como Semas e Instituto de Terras do Pará (Iterpa). 

A presidente da Emater, Cleide Amorim, destacou a importância de acolher os novos funcionários, com palestras, cursos e apresentação sobre a empresa. “Todos precisam conhecer a instituição e suas linhas de atuação, inclusive dentro do programa Territórios Sustentáveis. Com a participação de representantes de outros órgãos – como Semas e Iterpa –, integramos ainda mais a ação de capacitação. Esse é o objetivo do programa: integrar para conhecer o papel de cada um e deixá-los preparados para a prática”, disse.

Temas - A capacitação ocorre no escritório regional da Emater de Conceição do Araguaia. São palestras sobre “Desenvolvimento da extensão rural no Brasil e no Pará: aspectos históricos, institucionais e legais”, ações da Emater no combate à Covid-19 e orientação de boas práticas de higiene, além de apresentação do plano Safra 2020/ 2021 e do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

Os funcionários também assistiram à palestra sobre a Política de Territórios Sustentáveis na promoção do desenvolvimento socioeconômico, ministrada pela presidente da Emater, pelo secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima da Semas, Raul Protázio, e pelo presidente do Iterpa, Bruno Kono. 

De acordo com Raul Protázio, as ações do primeiro semestre foram de planejamento, desenho das ações e reforço institucional, inclusive com a contratação de novos servidores para começar a operar o programa. “Estamos prontos para ir a campo. Cada órgão vai exercer as funções dentro de sua competência, de forma integrada, sinérgica e coordenada”, explanou.

Nesta terça-feira (30), último dia de capacitação, os profissionais assistem à palestra sobre regularização ambiental de Unidades de Produção Familiar e à apresentação do programa Amazônia Agora: Territórios Sustentáveis, todos com representantes da Semas.

A tecnóloga em gestão ambiental e especialista em auditoria e sustentabilidade ambiental Natália Costa gostou da capacitação e disse que está entusiasmada. “Está sendo uma experiência muito boa integrar a equipe que atuará nas ações do programa Territórios Sustentáveis, que tem importância significativa no combate ao desmatamento e preservação das regiões Xingu, Araguaia e Tocantins. Quero logo colocar em prática tudo o que eu aprendi”.

O Territórios Sustentáveis envolve, diretamente, além da Emater, Semas e Iterpa, as secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de Planejamento e Administração (Seplad), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também compõem o programa.