Hemopa realiza campanhas externas de doação de sangue
Nesta semana, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) preparou duas campanhas externas de doação de sangue e cadastro de medula óssea, uma com sala montada e a outra com a unidade móvel. As ações serão realizadas nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25, nos bairros do Guamá e Campina.
Segundo a gerente de captação do Hemopa, Juciara Farias, as campanhas externas devem proporcionar aumento de 20% no número de doadores, neste ano. “Com elas, vencemos todas as dificuldades de acesso ao Hemopa. Vamos ao doador, ao invés dele vir até a gente”, conta Juciara.
A primeira campanha da semana, realizada nesta quarta-feira, 24, será no Lar Fabiano de Cristo, que fica na Travessa Barão de Igarapé Miri. Para a iniciativa, o Hemopa vai levar toda a sua estrutura para o local: salas de triagem, de consulta médica e coleta. O atendimento aos doadores será de 8h às 16h. A estimativa é mobilizar 80 voluntários.
A segunda será realizada nesta quinta, dia 25, quando a unidade de coleta móvel vai estar na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil. A ação será de 8h ao meio dia, com expectativa de 50 voluntários.
Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar com intervalo de dois meses e as mulheres a cada três meses.
Serviço:
As campanhas externas de doação de sangue e cadastro de medula óssea do Hemopa serão realizadas nesta quarta, dia 24, no Lar Fabiano de Cristo (Travessa Barão de Igarapé Miri, 527), de 8h às 16h; e nesta quinta, dia 25, na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, de 8h ao meio dia.