Cohab garante infraestrutura para Comunidade Fé em Deus
A Companhia de Habitação do Pará - Cohab concluiu as ações de urbanização da Comunidade Fé em Deus, situada entre os bairros do Tenoné e Águas Negras, no quilômetro 10 da Rodovia Augusto Montenegro, uma área que teve origem a partir de uma ocupação realizada há 25 anos. Beneficiado com o projeto do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, sob a coordenação da Companhia de Habitação do Estado, o trabalho desenvolvido pela Cohab atendeu a 1.689 famílias da comunidade, totalizando mais de 8.445 pessoas impactadas com as transformações trazidas pelo projeto.
Antes das mudanças promovidas pelo projeto de infraestrutura e habitação, as moradias eram, predominantemente, de madeira, além de casas de alvenaria de pequeno porte, geralmente inacabadas. O projeto Fé em Deus contemplou ações de urbanização e infraestrutura básica, equipamentos urbanos, Regularização Fundiária, construção de unidades habitacionais e Projeto de Trabalho Técnico Social.
Segundo o engenheiro da Cohab e um dos responsáveis pela elaboração do projeto, José Puty, por ser uma área de proteção ambiental, foi levado em conta a preservação do meio ambiente. “Após a seleção do projeto e encaminhamento ao Ministério das Cidades, iniciamos os serviços que, na época, foram basicamente a limpeza da área, ordenamento de vias e lotes, para assentamento de famílias. Essas ações foram eficazes, e se evidenciou o cuidar do meio ambiente, minimizando a poluição ambiental, combatendo as doenças de veiculação hídricas, muito comuns na nossa região”.
“A gente vê hoje o impacto que esse projeto causou dentro da comunidade. Observa-se que o próprio beneficiário, com o andamento dos serviços, foi transformando a sua concepção de vida. A questão da capacitação foi fundamental, pois sabe-se que essas pessoas não têm uma condição financeira confortável para investir em capacitação e alguns cursos são caros. Mas todos eles foram oferecidos gratuitamente, por meio do projeto, contribuindo, assim, para o resgate da dignidade e da cidadania dessas pessoas”, reforça Regina Dantas, assistente social da Cohab e Gerente do Trabalho Técnico Social realizado na Comunidade Fé em Deus.
José Rodrigo de Souza, morador da comunidade, foi um dos que se capacitou por meio da programação de cursos realizados na comunidade. “Como eu já trabalhava em obras, eu fui fazer o curso de pedreiro, pra me aperfeiçoar e ter o certificado, já que isso dá mais confiança para as pessoas que me contratam”, afirmou.
As mudanças na comunidade foram muitas. Numa área de mais de 463 mil metros quadrados, foram construídas 126 novas moradias, 9,92 km de pavimentação asfáltica, 9,76 km de rede de esgoto, 5,89 km de rede de água e 8,13 km de drenagem. Foram executadas 52 melhorias habitacionais, sendo 43 por meio do Programa Cheque Moradia.
A presidente da Cohab, Lene Farinha, destaca a satisfação de levar qualidade de vida a todos que integram a comunidade Fé em Deus. "Para nós é a realização de um grande projeto que melhora as condições de vida do cidadão que se fixou na área, e que antes não dispunha dessa infraestrutura, e que o governo contempla por meio de recursos estaduais e federais".
Totalizando um investimento de quase 20 milhões de reais com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, os números impressionam e transformam milhares de vidas, que passam a dispor de serviços públicos, antes não existentes na comunidade.
"Nós passamos a ter a pavimentação das ruas, sistema de água encanada, que foi melhorado, as instalações elétricas também, além do sistema de esgoto e drenagem. Eu só tenho a agradecer por essas obras , porque para nós isso não tem preço", reforça o morador Jorge Silva Santos.
Segundo a Gerente Estratégica de Trabalho Técnico Social da Cohab, Sandra Chagas, o Projeto Fé em Deus não seria possível sem a colaboração de parceiros engajados como a Comissão de Acompanhamento de Obra, do Centro de Referência de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar do Estado do Pará e da Escola Estadual de Ensino Fundamental da Comunidade e das Lideranças Comunitárias da área.
A comunidade Fé em Deus é a primeira de mais cinco áreas a serem beneficiadas com o processo de regularização fundiária, promovido pela Cohab, em parceria com a Prefeitura de Belém. Esse processo está sendo coordenado pela Cohab por meio da Diretoria de Política Habitacional.
A diretora da área, Rosana Fernandes, explica que antes da regularização fundiária são necessárias as ações de infraestrutura."Quando se faz o projeto de regularização Fundiária, precisamos pensar não só na habitação, mas também no urbanismo da área. Não adianta regularizar um lote, se não tiver um tratamento de esgotamento, o acesso à energia elétrica, se não houver uma facilitação da circulação de pessoas e veículos".
Tom Souza Macêdo, morador da comunidade afirma que os imóveis passaram a ser valorizados após as mudanças promovidas pelo projeto. Ele conseguiu montar um pequeno comércio do qual sobrevive e ainda foi beneficiado com uma casa de dois quartos, sala e cozinha. "Além da casa, ganhei um espaço que deu pra montar esse comércio e é dai que a gente sobrevive. O nosso bairro ficou agora valorizado. Quem antes queria vender sua casa, hoje não quer mais, porque melhorou cem por cento", enfatizou.
Até o final deste semestre deverá acontecer a entrega de 620 títulos de Regularização Fundiária para moradores da Comunidade Fé em Deus.