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Totens informativos do Disque Denúncia são instalados para acesso da população

Shoppings e órgãos públicos de várias regiões do Estado receberam o material, que é ilustrado com a personagem do canal

Por Aline Saavedra (SECOM)
23/06/2020 14h52

Objetivo é distribuir material informativo, para que a população possa contribuir, cada vez mais, com ações de enfrentamento à violênciaA “Iara", Inteligência Artificial Rápida e Anônima, a mascote do canal Disque Denúncia, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), está mais perto da população que pode e deve contribuir para as ações de enfrentamento à violência no Estado. Em decorrência da pandemia da Covid-19, só agora os totens informativos puderam ser instalados, após três meses do lançamento, quando os locais voltaram a receber público, obedecendo todas as recomendações de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus.

A personagem, que informa os canais 181 para chamadas convencionais, além do whatsapp (91) 98115-9181, ambos com a garantia do anonimato, já está presentes nas Estações Cidadania dos shoppings Grão-Pará, Metrópole, Pátio Belém e as localizadas nos bairros Guamá e Icoaraci, além do Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

O material de divulgação será distribuído, ainda, no setor de identificação da Polícia Civil, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e em outras regiões do Pará, como as Estações Cidadania de Marabá, Santarém e Parauapebas, por exemplo.

Canal de comunicação entre a segurança pública e a população, a “Iara” foi o segundo meio de denúncia mais acessado pela população, desde que foi lançado. De 28 de março até hoje, quase 13 mil denúncias já foram recebidas por meio aplicativo. Este é o primeiro Whatsapp de denúncia do Brasil a garantir o anonimato de quem envia as informações e o sigilo do conteúdo.

As mensagens enviadas para a Iara são recebidas e um diálogo se desenvolve a partir de informações solicitadas pela atendente virtual, com o objetivo de obter o máximo de informações. Qualquer pessoa pode enviar texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações também podem ser sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como, por exemplo, recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

Além da Iara, o cidadão pode também ligar para o número 181, do Disque Denúncia, ou ainda enviar por meio de formulário e chatbot (caixa de diálogo com a atendente virtual Iara), presentes no site da Segup, ambos sigilosos e anônimos. Esses são os únicos canais para denúncias disponíveis em todo o Estado, e que garantem o sigilo e anonimato do cidadão.

“É muito importante que a população conheça todos os mecanismos de denúncia e colabore com a segurança pública, de forma anônima, sigilosa e gratuita. A sociedade é parceira, já enviou informações de outros casos que foram solucionados e nós queremos estreitar ainda mais essa parceria. Somente de março até hoje, mais de 320 mil denúncias foram recebidas somando todos os canais” - Ualame Machado, titular da Segup.