CredLivro movimenta Feira Pan-Amazônica e estimula professores ao aprimoramento pedagógico
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai disponibilizar um crédito virtual a mais de 20 mil professores e técnicos efetivos do órgão, cada um no valor de R$ 200, para que eles possam acessar os títulos de seu interesse durante a programação da XXI Feira Pan-Amazônica do Livro, que começa no próximo dia 26, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Os recursos são repassados por meio do Programa CredLivro, que assegura aos docentes da rede estadual a aquisição de publicações voltadas ao aprimoramento pedagógico das atividades intraclasse, auxiliando na educação continuada dos profissionais de educação.
O Programa, que existe desde 2005, por iniciativa do Governo do Pará, virou lei em 2013, sancionada pelo governador Simão Jatene, que instituiu o crédito, depositado uma vez por ano para uso do servidor na Feira do Livro. “O CredLivro tem o objetivo de melhorar a qualidade do ensino mediante a promoção de incentivos e a capacitação dos servidores da Seduc, além de fomentar o hábito da leitura e a melhoria da prática pedagógica dos professores e técnicos”, informa Socorro Carvalho, coordenadora do programa. Ao todo, o investimento soma R$ 4 milhões em créditos disponibilizados.
A professora Maria das Neves Penha, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio David Salomão Mufarrej, é uma das beneficiadas. Ela recebe o crédito desde o primeiro ano de implantação do programa, em 2005, e comemora o fato de poder usufruir do benefício. “O programa é uma importante ação porque, além promover a valorização do servidor, torna-se um convite à Feira Pan-Amazônica do Livro, que é um dos maiores eventos culturais do Pará e um dos maiores espaços literários do Brasil”, comenta.
Para ela, o Credlivro traz muitos benefícios. “Além do auxílio à formação do professor e do técnico pedagógico da rede estadual de ensino, o crédito nos permite a aquisição de excelentes instrumentos de trabalho. Sem uma boa biblioteca, nenhum professor subsiste profissionalmente. Costumo comprar gêneros variados e da minha área de atuação, que é a Língua Portuguesa e a Literatura, sempre com preços promocionais para que eu possa adquirir mais títulos e, assim, melhor disseminar a prática da leitura entre os meus alunos. Já cheguei a comprar 12 livros em uma única edição da feira”, avalia a educadora.
Assídua na programação da Feira do Livro, Maria das Neves destaca a importância do evento. “Vou a Feira do Livro desde sua primeira edição e esse ano não será diferente. Sempre procuro por novidades. Na área da Literatura, busco livros de contos, romances e crônicas. Já de Língua Portuguesa, dou prioridade para as gramáticas atualizadas e dicionários”, complementou a professora.
Esse ano, a expectativa da coordenação do CredLivro é de que 70% dos beneficiados utilizem todo o crédito, que já estará disponível desde o primeiro dia da Feira. “Esse crédito virtual estará associado à conta dos servidores no Banpará, bastando ao professor ou técnico informar que está usando o CredLivro e digitar sua senha.
Aos que recebem o salário em outros bancos, basta que se dirijam à sede do CredLivro, dentro da própria feira, e solicitem um cartão que poderá ser utilizado para a compra dos títulos. Vale lembrar que não é necessário gastar todo o crédito só de uma vez, o beneficiário pode ir vários dias a Feira para gastar o valor”, explicou Socorro Carvalho, coordenadora do CredLivro.
Serviço: XXI Feira Pan Amazônica do Livro inicia na próxima sexta-feira (26) e segue até o dia 4 de junho, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Horário de visitação: 10h às 22h. Mais informações e a programação acesse: http://feiradolivro.pa.gov.br