Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISA

Mestrado da Santa Casa produz conhecimento sobre saúde na Amazônia

Por Etiene Andrade (EMATER)
22/06/2020 23h05

A odontóloga Laura Tupinambá concluiu em 2019 o mestrado profissional em Gestão e Saúde na Amazônia, da Fundação Santa Casa de Misericórdia. A experiência vivida na formação e a obtenção do título de mestre trouxeram benefícios para a carreira de Laura, que é servidora do Banco Central do Brasil.

“No Banco Central não trabalho na área da saúde atualmente, porém ganhei visibilidade nas discussões sobre o tema. Faço parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atenção Primária à Saúde na Amazônia, vinculado à UFPA (Universidade Federal do Pará), e  também atuo como professora comentarista de uma escola preparatória para concursos”, conta Laura, que cursou a linha de pesquisa Gestão e Planejamento em Saúde desenvolvendo a pesquisa “Programa de Assistência à Saúde dos servidores do Banco Central do Brasil: Elaboração de parecer técnico-científico para subsidiar o acompanhamento de diabéticos e hipertensos”.

Para a coordenadora do mestrado da Santa Casa, Valéria Santos, essa alavancada na formação dos profissionais de saúde que atuam na Amazônia é um dos objetivos da pós-graduação, algo focado no retorno para a sociedade. “A formação de mestres em Gestão e Serviços em Saúde confere à região potencialidade para a produção de conhecimento, com qualificação stricto sensu a profissionais da saúde na transformação das práticas e das organizações de saúde, para alcance de maiores níveis de eficiência, eficácia e efetividade das ações de gestão, gerência, planejamento. Também contribui para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético destes profissionais, de modo a promover a saúde integral e humanizada".

Desde que foi criado, em 2012, o Mestrado Profissional da Santa Casa em Gestão e Saúde na Amazônia já formou 72 mestres, resultando na produção de conhecimento e produtos que se revertem em prol da sociedade. Uma das ações foi a criação de dois grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Cuidados no Processo Saúde e Adoecimento e Grupo de Pesquisa Gestão e Saúde na Amazônia -, conduzidos por docentes e discentes pesquisadores com projetos financiados, ou não, por agências de fomentos.

O resultado de pesquisas desenvolvidas pelos mestres, egressos do programa, já é realidade na gestão à saúde da Amazônia. Alguns exemplos são os estudos “Análise de composição físico-química do leite humano”, coordenado pela agora doutoranda da Fiocruz Vanda Marvão, nutricionista do Banco de Leite da Santa Casa; “Associação de polimorfismo genético com desenvolvimento e resposta ao tratamento da retinopatia”, coordenado pela enfermeira Fabíola Campo; “Cateter venoso central de inserção periférica como medida de controle e prevenção das infecções de corrente sanguínea relacionada a cateter”, coordenado pela enfermeira Marcilene Gomes, e “Avaliação do impacto do transplante renal pediátrico na doença renal crônica em uma unidade de referência materno-infantil”, coordenado pelo docente do programa professor doutor Silvestre Neto.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa da Santa Casa, Lena Alencar, os resultados beneficiam os mestres formados e a sociedade e agregam valor ao setor de ensino da instituição, que tem tradição na formação e qualificação na área de saúde.

“A Santa Casa é uma instituição centenária com grande potencial educador. Trabalhamos com ensino, pesquisa e extensão. Temos um ciclo, que vai desde a graduação, em que recebemos estudantes de diversas instituições de ensino superior, que fazem seus estágios; passa pelas residências médica e multiprofissional, e se complementa com o mestrado, que garante a produção de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa, o que é importante não só para a Santa Casa, mas para a região amazônica, para o país e o mundo, pois a ciência não tem fronteiras”, ressalta a diretora.

Serviço: A seleção de 2020 para o Mestrado Profissional da FSCMP em Gestão e Saúde na Amazônia está em andamento desde o dia 8 de junho. As inscrições foram encerradas no dia 15. Mais informações sobre o andamento do processo estão disponíveis aqui.