Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Mais de 300 agentes da segurança são atendidos na “Operação Saúde”

A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social contabilizou cinco edições de maio até quinta-feira, 18 de junho, mobilizando uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de segurança

Por Aline Saavedra (SECOM)
22/06/2020 16h04

Mais de 300 agentes de segurança pública, entre bombeiros, policiais militares e civis, foram assistidos pelo projeto “Operação Saúde”, que teve cinco edições pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em cinco regiões do estado.

A Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade mobilizou médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de segurançaA iniciativa executada pela Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade começou em maio de 2020, e até a última quinta-feira, 18 de junho, mobilizou uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de segurança.

A “Operação Saúde” garantiu vacinação contra a Influenza, testes rápidos, entrega de kits com medicamentos destinados ao tratamento da Covid-19, quando necessário, bem como a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas, álcool etílico 70º, álcool em gel 70º, óculos de proteção, aventais e macacão de proteção. 

Foram atendidas as regiões do Baixo-Tocantins, contemplando os municípios de Abaetetuba, Barcarena, Moju, Cametá, Igarapé-Miri e Limoeiro do Ajuru; bem como a região do Caeté com os municípios de Capanema, Salinópolis, Bragança, Capitão Poço, Ourém, Garrafão do Norte, São João de Pirabas, Santa Luzia e São Miguel do Guamá.

A “Operação Saúde” garantiu vacinação contra gripe, kits com medicamentos destinados ao tratamento da Covid-19, quando necessário Na região do Carajás foram alcançados Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. No  Baixo Amazonas, Santarém; no Marajó; o município de Breves. As cidades foram escolhidas com base na incidência da Covid-19 constatada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). Os municípios receberam atendimentos específicos voltados aos servidores que atuam nas ruas das cidades do interior nesse cenário de pandemia.

Titular da Segup Ualame Machado destacou a descentralização do projeto e a importância das ações preventivas. “A Operação Saúde foi muito positiva pelo fato de chegar aos agentes que estão distantes da capital, mas nem por isso deixaram de ser assistidos. Isso reforça, mais uma vez, o trabalho árduo de prevenção e tratamento ofertados para aqueles que sempre estiveram, assim como os profissionais de saúde, na linha de frente contra o novo Coronavírus”. 

Coordenador da operação, Rodrigo Vale acompanhou todas as cinco edições e ressaltou a receptividade positiva por parte dos agentes. ”Foi por meio da ação que o contato com as forças de segurança pública se aproximou mais. Foi importante, também, para que eles se sentissem acolhidos com o mesmo tratamento ofertado pelos servidores que atuam na capital. Foi uma reaproximação importante que reforçou a ação descentralizada”, frisou o coordenador.