Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Exercícios diários melhoram desempenho de servidores do Hospital Abelardo Santos

A ginástica laboral ajuda a prevenir lesões e reduzir o estresse em profissionais da Fundação ParáPaz e Sespa

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
18/06/2020 19h22

A condição física das pessoas tem reflexos significativos no desempenho profissional. Para aliviar a tensão, reduzir o estresse e prevenir lesões durante a jornada de trabalho, a ginástica laboral tem sido uma boa aliada para profissionais da Fundação ParáPaz e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que estão diariamente na Ação Covid-19, no setor da farmácia, no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém.Funcionários da farmácia do hospital durante uma sessão de ginástica laboral

As séries de exercícios são objetivas e desenvolvidas para todas as idades, pois são de baixo impacto, e proporcionam diversos benefícios à saúde, destacou a educadora física Larissa Tobias, que atua no “Abelardo Santos”. “A ginástica laboral é realizada no ambiente e horário de trabalho para aumentar a qualidade de vida dos funcionários. Como muitos aqui ficam bastante tempo em pé, no computador ou escrevendo, começamos a praticar pelo menos umas duas vezes por dia”, informou a profissional.

“Antes eu saía daqui com dores nas costas, nos pés, nas pernas e na musculatura. Depois que adotamos a atividade meus pés não incham mais, não sinto desconforto nas costas e minha autoestima tá bem melhor. Demorava pra dormir, e agora consigo chegar em casa mais relaxada pra uma boa noite de sono, e voltar pra começar tudo de novo”, disse Sara da Silva, 49 anos, servidora da Sespa.Os exercícios ajudam a evitar dores nas costas e articulações

A ginástica laboral é muito ampla e obedece a critérios de aplicação. Como o exercício é realizado num local de atendimento à população precisa ser mais objetivo, durando em média de 5 a 10 minutos. “O ideal para essas seis horas de expediente era fazer três vezes - no início, no meio e no final -, mas depende do movimento na farmácia, porque não podemos deixar paciente esperando por remédio”, informou Larissa Tobias, que antes da pandemia de Covid-19 atuava como professora de Educação Física no Polo ParáPaz Jurunas. Com as atividades suspensas no polo, ela passou a contribuir no “Abelardo Santos”.

Entre os vários benefícios da ginástica laboral estão: prevenção de doenças provocadas por repetição, como Ler (Lesões de Esforço Repetitivo) e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); aumento da produtividade e melhorias da circulação sanguínea, concentração e relação entre colegas de trabalho.