Policiais militares salvam recém-nascida no bairro do Tapanã
A equipe agiu rápido, aplicou os primeiros socorros e conseguiu reanimar a menina
Uma criança com apenas quatro dias de nascida foi salva por policiais militares do 24° Batalhão (24° BPM) na noite desta terça-feira (16), no bairro Tapanã, em Belém. A menina, que nasceu prematura, apresentou sinais de asfixia. Os pais pediram socorro aos policiais que faziam rondas pelo bairro.
A menina Hágata Manoeli, após ser reanimada, foi levada pelos próprios policiais à Unidade Municipal de Saúde A equipe atuava na Operação Polícia Mais Forte quando se deparou com o casal desesperado com a bebê no colo. A pequena Hágata Manoeli estava desmaiada e sem respirar, com a pele arroxeada. Os pais entregaram a menina aos militares, que rapidamente realizaram os procedimentos de primeiros socorros. Eles fizeram a sucção, pelo nariz da criança, de um líquido que pode ter sido a causa da asfixia. A bebê foi reanimada em seguida.
Os policiais conduziram Hágata para a Unidade Municipal de Saúde (UMS) do bairro do Tapanã para receber atendimento médico especializado. Ela foi encaminhada à Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde passou por exames e foi liberada.
“Foi a primeira vez que participei do salvamento de uma criança. É indescritível poder salvar uma vida, ainda mais de uma bebê de quatro dias e prematura. Pensei logo nos meus filhos, que poderia ser com um deles”, disse o sargento Francisco Neto, comandante da equipe policial, também formada pelo cabo Sidney da Silva e pela soldado Ádria Lima.