Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Caravana do Hospital de Clínicas reforça estoque de sangue no Hemopa

Por Melina Marcelino (HC)
17/06/2020 18h07

O mês de junho é o período em que ocorre, no Brasil, a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo estimular a doação de sangue. O motivo dessa escolha tem dupla razão: no dia 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), período também em que o país registra diminuição no comparecimento de doadores aos bancos de sangue, devido à queda da temperatura, à incidência de infecções respiratórias e também pelo início de período de férias escolares. Este ano, há ainda outro agravamento: a pandemia do novo coronavírus.

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), por meio da Agência Transfusional, participa das ações do Junho Vermelho, promovendo, nesta quarta-feira (17) a Caravana da Doação do HC, que já faz parte do calendário de eventos voltados à captação de doadores de sangue. Num período dividido em quinzenas, um ônibus levará doadores ao Hemopa, onde são feitas a coleta e o armazenamento de sangue. Nesta caravana, 43 servidores compareceram para doar.

As doações chegam num momento importante para a continuidade das atividades assistenciais do hospital. “Sabemos que os estoques de sangue estão baixos devido à pandemia, mas as cirurgias no hospital estão aos poucos voltando, então nosso paciente vai precisar de sangue”, diz a enfermeira Renata Salame Seabra, que atua na Agência Transfusional. “Essa já é a segunda caravana bem-sucedida, em que a gente consegue convencer os funcionários e familiares a participarem da campanha. Hoje fizemos duas viagens com um micro-ônibus e uma van”, completa.

Compromisso - O servidor Mauro Soares, auxiliar administrativo da Gerência de Ensino e Pesquisa da FHCGV, foi um dos que se apresentaram para integrar a caravana de doadores. Ele considera importante doar sangue para ajudar a manter o estoque do hospital abastecido. "A gente que trabalha no hospital já tem essa consciência de que quando o paciente precisa de uma cirurgia, ele também precisa de sangue, então precisamos sempre doar para manter o banco de sangue sempre abastecido”, enfatiza.

O servidor Jaime Neto, que trabalha no Núcleo de Gestão de Pessoas da FHCGV, é doador recorrente. "Já perdi a conta de quantas vezes doei sangue. Não penso só em mim, penso nas outras pessoas que estão precisando, e nesse tempo de pandemia as doações devem ter diminuído,  então é importante ajudar a manter o banco de sangue abastecido”.

O estagiário do setor de Manutenção Predial da FHCGV Pedro Alcântara foi um dos que atenderam ao incentivo, e pela primeira vez foi doar sangue. “Eu estava meio receoso, mas vim. Nessa época de pandemia, acho que é importante ajudar e acredito que agora vou continuar doando sempre", afirmou.

A assistente social do Hemopa Olinda Campos comemora mais uma ação exitosa. “Existe um trabalho de mobilização para que os hospitais encaminhem doadores. O HC, assim como outros hospitais públicos, já tem um trabalho de muito tempo de orientação hospitalar. Visitamos os hospitais para que eles façam essa orientação no dia a dia a servidores e familiares, sobre a doação regular. As caravanas são a coroação desse trabalho de articulação, e como estamos nesse processo de baixa de estoque por conta da pandemia, elas são uma forma de mobilizar o corpo técnico do HC para melhorar o estoque de sangue. Hoje estamos com um número bem representativo do hospital".

Para doar sangue, basta apresentar documento oficial de identificação, ter entre 16 e 69 anos (para pessoas entre 16 e 17 anos, é necessário o comparecimento do responsável legal para a autorização), estar bem de saúde e pesar 50 quilos ou mais.