Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Grande público marca primeiro dia dos Jogos Abertos do Pará em Portel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/05/2017 00h00

O primeiro dia de competições dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), em Portel, contou com partidas de basquete, futsal, handebol, vôlei e futebol de areia. O público acompanhou, na quinta-feira (25), bons jogos entre os municípios envolvidos, isso prova que o Joapa é importante para a valorização do esporte paraense. A competição será realizada até sábado (28).

"Eu gosto muito de esporte, principalmente de futebol. Tento ao máximo conciliar a minha rotina de trabalho e familiar com o esporte. O futsal me ensinou a pensar mais no coletivo, pensar em equipe mesmo. O esporte me trouxe o valor de respeito e socialização", disse Samara Almeida, que defende a seleção de futsal de Breves.

 

Na modalidade da Samara, que conta com quatro seleções, quem se destacou foi Portel ao vencer Anajás por 5 a 1, mas a seleção brevense fez 4 a 1 em Gurupá. Já no futsal masculino, que é disputado por cinco seleções, Portel saiu na frente por uma vaga na final, marcada para sábado, após vencer Breves por 4 a 3 e golear Anajás por 7 a 2. Partidas que estão sendo especiais para Lucivan Medeiros, 28 anos, que trabalha como serviços gerais no Ginásio Municipal e defende Portel pela quarta vez no Joapa.

"Quando surgiu a oportunidade de trabalhar no ginásio em que eu pratico atividade física foi uma grande satisfação. Consegui unir meu trabalho e o esporte de uma forma especial. É uma honra poder cuidar do nosso patrimônio", destacou.

Em um dos principais jogos do dia, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Nicias Ribeiro, pelo basquete masculino, a seleção anfitriã encarou a de Breves, vencendo por 38 a 31 para alegria de Andiara Oliveira, que estava na arquibancada torcendo por Portel, que pode se tornar campeã nesta sexta-feira (26), caso vença novamente Breves.

"Eu acho muito importante que a nossa escola receba essas competições, mesmo que a gente não esteja jogando, mas isso nos influencia também. É muito melhor ver os jovens aqui do que na rua", apontou a aluna do segundo ano e também jogadora de futsal.

Na Arena Vivência, local das partidas de futebol de areia, que conta com quatro equipes, a única partida foi a vitória de Portel por 2 a 1 contra Melgaço, enquanto Breves venceu Gurupá por W.O. Durante o jogo, um atleta precisou de atendimento médico, após se chocar com um adversário. A equipe médica fez o atendimento imediato e o encaminhou ao hospital municipal. O atleta passa bem.

Árbitro Fifa é atração em Portel

Um das atrações dos Jogos Abertos deste ano é a realização do curso de atualização de regras de futebol de campo, ofertado aos técnicos e dirigentes esportivos dos municípios participantes. O curso foi ministrado pelo árbitro paraense da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Dewson Freitas, um dos dez árbitros internacionais do Brasil.

"É muito importante esse intercâmbio dentro do nosso estado. Este curso funciona também como uma forma de revelação de novos talentos, temos vários municípios aqui representados e vamos seguir por outras cidades para incentivar o esporte", informou o árbitro.

Onze dirigentes esportivos participaram do curso, que contou com uma etapa teórica e outra prática no estádio da cidade. "Como atleta e agora como técnico, acredito que o curso vai me possibilitar fomentar o esporte no meu município. Além da ajuda no lado profissional, o curso vai ser uma grande diferenciação no mercado", afirmou Carlos Henrique, um dos cinco inscritos da cidade de Breves.

Confira os resultados dos jogos

Basquete masculino
Portel 31 x Breves 38

Vôlei masculino
Melgaço 0 x 2 Portel
Breves 0 x 2 Portel

Handebol masculino
Portel 11 x 15 Breves
Anajás 12 x 27 Melgaço

Futebol de areia masculino
Melgaço 1 x 2 Portel
Gurupá O x W Breves

Futsal feminino
Gurupá 1 x 4 Breves
Portel 5 x 1 Anajás
Gurupá 1 x 5 Anajás

Futsal masculino
Breves 3 x 4 Portel
Anajás 2 x 3 Gurupá
Breves 5 x 2 Anajás
Melgaço 4 x 1 Gurupá
Portel 7 x 2 Anajás