Governo do Estado entrega Nova Unidade Integrada de Polícia que garantirá mais segurança no Marajó
A partir desta terça-feira (9), na região do Marajó, as Polícias Militar e Civil passam a trabalhar em um único espaço após o Governo do Estado entregar a Unidade Integrada de Polícia (UIP) de Melgaço. O prédio é moderno e possui qualidade na estrutura para atender bem a quem precisa, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores. A UIP, localizada na rua São Miguel S/N, foi inaugurada nesta terça-feira (9).
O novo prédio da UIP conta com salas exclusivas para as Polícias Militar e Civil e sala para atendimento social. O espaço possui sala do delegado diretor, sala de investigadores, de cartório, arquivo, espaço para custódia, sala de mediação de conflitos e sala de estar. O prédio conta, também, com a sala do comando da PM, depósito de materiais apreendidos, entre outros. O local possui, ainda, alojamentos para os servidores. O investimento total da obra corresponde a mais de R$1 milhão.
O Governador do Pará, Helder Barbalho, durante o ato de inauguração, enfatizou que os benefícios em desenvolver atividades em um novo espaço vai muito além do aparelhamento físico.
"É muito importante fortalecer a presença dos órgãos de segurança pública no município de Melgaço, particularmente a integração dos serviços da PM e PC, como também de assistentes sociais que possam dialogar sobre a mediação dos conflitos que aqui por ventura existam. Esses serviços são muito importantes porque aproximam os órgãos de segurança das pessoas. Levando em consideração os municípios do Marajó, que são municípios carentes, especialmente Melgaço, a chegada dessa unidade de polícia integrada, com essa estrutura, fortalece o contato entre a sociedade e os órgãos de segurança", destacou o governador Helder Barbalho.
O governador ressaltou ainda, a importância do espaço para dar mais dignidade a todos que deles irão usufruir. "Essa estrutura seguramente faz com que Melgaço esteja com condições de atuação dos órgãos de segurança absolutamente adequados. Isso é importante para prestar um bom serviço e também para valorizar os nossos servidores que aqui estarão em condições de bem servir a população", destacou.
Antes da entrega, os serviços executados pela Polícia Civil eram realizados em um prédio antigo, inaugurado em 1976, que não atendia as necessidades dos profissionais. O local destinado à Polícia Militar tratava-se de uma casa alugada. Com o novo ambiente e a união dos esforços, a produtividade do trabalho trará mais proteção à comunidade.
Participaram da inauguração da UIP de Melgaço o Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o comandante-geral da PM, Coronel Dílson Júnior, o Delegado-Geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, os deputados estaduais Chicão, Luth Rebelo, Wanderlan Quaresma e autoridades locais, como o prefeito Municipal, José Viegas, conhecido popularmente como Tico Viegas. Todas as medidas de proteção contra a Covid-19 foram tomadas.
O titular da Segup, reforçou a importância do trabalho integrado entre as instituições de segurança para fortalecer o combate à violência.
Ualame Machado, secretário de segurança pública"Melgaço é uma cidade que precisava e merecia ter uma unidade nova, não só para os nossos servidores poderem atuar, desenvolver os seus trabalhos, como para a população também ter um ambiente decente para que possa ser atendida e ser dado os procedimentos de forma mais digna as pessoas. O objetivo da Unidade Integrada de Polícia é que as forças de segurança possam atuar sempre unidas em qualquer situação", ressaltou.
Comandante-geral da PM, Coronel Dilson Júnior, pontuou a desoneração para o município ao ter um espaço próprio para a força de segurança da cidade.
Coronel Dilson Junior da PMPA"É muito importante porque com a inauguração da UIP o município não precisará mais pagar o aluguel do imóvel onde ficava o destacamento da Polícia Militar, e a integração favorecerá o reforço no efetivo nas operações. A própria convivência no dia a dia vai possibilitar uma maior integração nas ações preventivas, na coleta de dados, investigação feitas pela PC com informações colhidas pela PM", exemplificou Dilson Júnior.
O Delegado-Geral Alberto Teixeira lembrou do prédio defasado onde atividades da Polícia Civil vinham sendo realizadas e do novo momento que se inicia com a entrega do prédio.
Alberto Teixeira, delegado-geral da Polícia Civil"Ganha a Polícia Civil, ganha a Polícia, ganha a população. Desde 1976 que não tem unidades policiais com essa estrutura, aqui em Melgaço. Aqui nós temos uma estrutura adequada para trabalhar em conjunto com a PM. Efetivamente teremos um ganho na atividade polícia judiciária, de polícia ostensiva, e reitero, os nossos policiais terão um ambiente melhor e a sociedade também".
O prefeito de Melgaço, José Viegas, disse estar honrado em ter na cidade uma estrutura como a entregue hoje. "Estou muito feliz em receber essa grande obra, que é a melhor estrutura do Marajó, o que nos deixa muito felizes porque vai ter uma melhora significante, incluindo a presença da assistente social, cuidando dos conflitos, da Polícia Militar e Civil, trabalhando mais juntas e com a devida estrutura, com novos equipamentos. Estamos muito felizes. Não há do que reclamar", concluiu o prefeito.