Turismo de aventura no Marajó entra na rota de operadoras
Um grupo de sete operadores turísticos e jornalistas da Europa e do Brasil participam, entre os dias 25 e 31 de maio, de roteiro em Belém, Ilha do Combu e mais especialmente no Marajó, elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para promoção e fortalecimento da cavalgada no mercado turístico nacional e internacional. O objetivo da ação é trabalhar com nichos de mercado, oferecendo aos visitantes produtos turísticos diferenciados.
A Cavalgada no Marajó é um dos novos produtos que a Setur desenvolve e implementa com o Governo no Estado, tal qual a Rota Turística Belém-Bragança e a Rota do Queijo do Marajó, e que chega ao mercado internacional por meio da operadora Cavalgadas Brasil, uma empresa especializada no turismo equestre, com expertise e parcerias estrangeiras. A cavalgada se enquadra no segmento do turismo de aventura, um dos que recebe atenção especial no Plano Ver-o-Pará.
Participam da viagem de familiarização os franceses Philipp Tirel, Ann Tirel e Nelly Richard, a alemã Silvia Loerke, o operador da Cavalgadas Brasil, Paulo Junqueira Arantes, e os jornalistas da EPTV, Rodrigo Facundes e Rodrigo Santos. Após o primeiro dia em Belém com visita ao Mangal das Garças, Mercado do Ver-o-Peso e Museu Emílio Goeldi, na manhã de quinta-feira (25), o grupo foi até a Ilha do Combu conhecer a produção local de chocolate e também almoçar na Saldosa Maloca. Nesta sexta-feira (26), os profissionais embarcaram para o Marajó onde farão cinco dias de cavalgadas pela Fazenda Sanjo, situada em Soure.
“Cada cavalgada oferecida já foi feita por algum de nós mais de uma vez e nossas viagens se transformam em uma experiência única para nossos clientes. Já iniciamos a divulgação do destino Marajó como Amazon Delta Ride”, conta o empresário e diretor da agência, Paulo Junqueira Arantes.
O roteiro da cavalgada no Marajó já está sendo comercializado no site de três operadoras turísticas internacionais: In The Saddle, HippoTours e Agence Du Voyage À Cheval, e outras mais estão interessadas em oferecer o produto em seus catálogos de viagens.
O turismo de aventura é um segmento de mercado do setor que compreende o movimento de pessoas para a prática de atividades de aventura de caráter recreativo, podendo ocorrer em qualquer espaço, seja ele natural, construído, rural, urbano, estabelecido como área protegida ou não. Entre as suas principais e mais conhecidas atividades estão o rafting, rapel, mountain bike, mergulho autônomo, mergulho de apneia, trekking, arborismo, exploração de cavernas, dentre outras.