Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa prima por ambiente seguro para usuários e servidores

Tudo é feito conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa)

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
08/06/2020 12h17

A cada final de semana, a Fundação Hemopa realiza uma higienização ampla e completa nas instalações de suas nove unidades de atendimento para garantir maior segurança e proteção às novas demandas de usuários e, claro, ao trabalho diário de seus servidores.  Tudo é feito conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) e, nesse cenário de pandemia, a limpeza tornou-se ainda mais intensa. 

Neste domingo (07), a ação de higienização se repetiu com a lavagem dos espaços de grande circulação e do mobiliário. A ação de limpeza usa produtos específicos para desinfecção. Nos demais dias da semana, de segunda a sábado, quando ocorre a intensa atividade de coleta de sangue e atendimento aos pacientes, as equipes também têm  estratégias para manter o ambiente limpo sem interromper as atividades da Fundação. 

Coordenadora de Logística da Fundação Hemopa, Maria Zumero comenta sobre os cuidados cautelosos na limpeza das unidades. “Desde o início de março, consideramos que deveríamos adotar medidas que fossem mais eficazes no combate à propagação do novo coronavírus. Maçanetas e superfícies, por exemplo, estão sendo higienizadas a cada duas horas, assim como corrimãos”.

Durante a verdadeira faxina nas nove unidades de coleta de sangue do estado, por exemplo, é feita a sanitização, procedimento de controle microbiológico que utiliza tecnologia de ponta para eliminar e impedir a proliferação de vírus, bactérias, fungos e ácaros.

As unidades, também, disponibilizam álcool em gel ao usuário para higienização das mãos e foram adotadas estratégias como a sinalização nos espaços, para manter o distanciamento entre as pessoas dentro das unidades.

“Estamos fazendo a nossa parte com enorme responsabilidade e confiantes em uma breve diminuição na taxa de contágio, mas acreditamos que este combate deve ser feito por todos. Juntos, vamos vencer esse difícil momento”, ressaltou a coordenadora Maria Zumero.

A Fundação Hemopa reitera que a doação de sangue é segura e não oferece nenhum tipo de contágio ao novo coronavírus. Para doar sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal para autorizar a doação). Além disso, precisa ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho) no momento do cadastro.