Seaster leva capacitação para cuidadores de abrigos
Proporcionar um envelhecimento com qualidade de vida é uma preocupação constante dos profissionais que integram as equipes de trabalho dos abrigos estaduais. Por isso, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) capacitou, entre os dias 23 e 25 de maio, cuidadores, monitores e técnicos dos abrigos Nosso Lar Socorro Gabriel, onde ocorreu o evento, e Lar da Providência. A capacitação abordou temas diversos, entre eles a distinção entre o envelhecimento fisiológico e o patológico, técnicas de cuidados de rotina e estratégias de comunicação entre o idoso e sua equipe e entre os profissionais que a compõem.
De acordo com a gerente do abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel, Inês Terezinha Amaro, esse treinamento foi muito solicitado pelos cuidadores que sentiam necessidade de aprimorar seu conhecimento na área. “A instrutora nos orientou com várias dicas de como lidar com o idoso, que nós certamente colocaremos em prática”, afirmou. A gerente ainda enfatizou que as dinâmicas realizadas durante a capacitação foram importantes para a aproximação entre os profissionais das duas instituições.
O curso proporcionou experiências diversas aos participantes. Kátia Omura, diretora da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais (Abrato) e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), que ministrou os três dias de capacitação, ressaltou a vivência sensorial como um importante elemento para a compreensão das dificuldades vividas diariamente pelos idosos. “Tivemos vivências sensoriais durante o curso, para eles sentirem na pele o que é esse idoso acamado, como é que ele é manejado, cuidado. E a partir daí abriu-se uma discussão para eles entenderem a própria prática em relação a isso”, explicou.
A técnica do abrigo Nosso Lar Socorro Gabriel, Michele Oliveira, considerou o curso de fundamental importância para o aprimoramento do trabalho que eles desenvolvem com os idosos. “O curso superou as nossas expectativas. Ele foi disponibilizado para todos, desde o setor técnico, até os monitores, e a adesão foi grande. O que foi muito bom, porque as dinâmicas aproximaram a equipe em prol de um objetivo único, que é o bem estar e o cuidado com o idoso”, opinou.
Quem também participou da ação foi o monitor Anderson Ferreira, que trabalha no Abrigo Lar da Providência. “A capacitação foi muito importante, porque temos a oportunidade de melhorar cada vez mais o tratamento com os nossos idosos”, avaliou.
(Texto: Silvio Garrido)