Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Obra de restauração da ponte sobre o rio Acará entra na reta final

Nova estrutura deve ser entregue pelo Governo do Pará no próximo mês de julho

Por Kátia Aguiar (COHAB)
05/06/2020 10h40

Setran concluiu a instalação dos dolfins flutuantes de proteção e ainda defensas em concreto armado em todo o perímetroLocalizada no km 44 da PA-483, a ponte sobre o rio Acará, que faz parte do complexo de quatro pontes da Alça Viária, entra, neste mês, na reta final de suas obras de restauração e manutenção para ser entregue pelo Governo do Pará no próximo mês de julho. Com uma extensão de 860 metros, a estrutura construída há mais de 20 anos sofreu grande processo de desgaste por falta de manutenção e de dolfins de proteção em seus pilares, que ficaram sujeitos a choques de embarcações que trafegam naquela região, do nordeste paraense. 

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Pádua Andrade, foi concluída a instalação dos dolfins flutuantes de proteção, dos pilares dos vãos utilizados para a navegabilidade, com dimensões em planta de 18,54 x 38,55 metros, em estrutura metálica, e cerca de 185 toneladas cada; e ainda defensas em concreto armado em todo o perímetro, com aproximadamente 150 toneladas. 

"A instalação (das defensas) e a manutenção da ponte Acará realinhou a base de sustentação movidos por constantes choques. Houve ainda a revitalização da pintura de sinalização nos blocos de fundação, pintura final do guarda-corpo metálico, colocação de drenos do tabuleiro, substituição e limpeza das juntas de dilatação e acabamento externo nas laterais da ponte” - Pádua Andrade, titular da Setran.

A ponte rio Acará é a terceira do complexo de quatro pontes da Alça Viária que passa por manutenção. A Setran entregou no início deste ano a reconstrução de um trecho da ponte União, que foi parcialmente destruída por um choque de uma embarcação desgovernada, e também conclui a restauração da Rio Guamá, que também está com mais de 80% da obra concluída.