Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM E ANANINDEUA

Ação Itinerante leva assistência à população com sintomas da Covid-19

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
29/05/2020 20h06

Como parte das ações de prevenção à Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) inicia, neste sábado (30), o projeto “Ação Itinerante”, nos bairros da Pedreira e Guamá, em Belém, e Centro, em Ananindeua. O atendimento médico, no horário das 8h30 às 17h30, é destinado às pessoas com sintomas leves e moderados da doença, em unidades móveis que permanecerão durante quatro dias em cada localidade.

Foto: Leandro Santana / Ascom PCPAOs pacientes passarão por triagem e, após avaliação médica, receberão os medicamentos recomendados aos pacientes com diagnóstico do novo coronavírus, bem como orientação e máscaras de proteção. O atendimento é baseado no quantitativo de casos de Covid-19 registrados nos bairros. As unidades móveis serão instaladas em escolas estaduais e seguirão a mesma estratégia de assistência adotada pelo Hospital Abelardo Santos, referência no atendimento de pacientes com Covid-19. 

A coordenadora geral do programa, Alessandra Amaral, diz que é preciso agir com eficácia e agilidade para tentar diminuir os indicadores de disseminação do vírus. “O intuito é percorrer os bairros onde há maior incidência da doença e atender o maior número de pessoas, para que consigamos conter o avanço do novo coronavírus. O trabalho integrado levará à população o atendimento humanizado semelhante ao que é prestado no Abelardo Santos”. 

O programa tem apoio da Fundação ParaPaz, Polícia Militar, Secretarias de Estado de Educação (Seduc), Planejamento e Administração (Seplad) e de Articulação da Cidadania (Seac) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

Serviço: A “Ação Itinerante” estará nos seguintes locais neste sábado (30): Escola Estadual Salesiana do Trabalho (Pedreira), Escola Estadual Alexandre Zacarias de Assunção (Guamá) e Escola Walter Bezerra Falcão (Ananindeua).