Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Cerca de 300 pessoas são atendidas no primeiro dia da Poli Itinerante em Capitão Poço

Serviços serão ofertados até a próxima segunda-feira (1º)

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
29/05/2020 15h52

Estrutura possui consultórios, tomógrafo e equipe formada por 40 profissionaisEstrutura possui consultórios, tomógrafo e equipe formada por 40 profissionaisFoto: Marcelo Seabra / Ag. ParáA cidade de Capitão Poço, no nordeste do Estado, é o quinto município a receber os serviços da Policlínica Itinerante, que começaram nesta sexta (29) e seguem até a próxima segunda-feira (1º). Os moradores da região contam com a estrutura de consultórios, um tomógrafo para realização de exames e uma equipe formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo.

Durante a manhã do primeiro de dia de atendimentos, cerca 300 pessoas passaram pelo local. O coordenador da Policlínica Itinerante no município, Marco Antonio Camarão, destacou a importância do serviço voltado para pacientes com sintomas leves de covid-19, ou seja, casos de baixa e média complexidade, com objetivo de prevenir internações.

Médico Marco Antonio Camarão, coordenador da Policlínica Itinerante no municípioMédico Marco Antonio Camarão, coordenador da Policlínica Itinerante no municípioFoto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

“Esse projeto tem se solidificado a cada cidade em que passamos. As pessoas estão tendo atenção básica e acesso a medicamentos e exames. Isso é muito importante pois previne internações e agravamento dos casos. O atendimento humanizado tem sido o diferencial no trabalho da Poli Itinerante” - médico Marco Antonio Camarão, coordenador da Policlínica Itinerante no município.

Após avaliação médica, se necessário, são liberados os medicamentos recomendados para os pacientes com o diagnóstico do novo coronavírus. 

Maria Angela Silva Oliveira, moradora do bairro Goibarana, foi uma das atendidas nesta sextaMaria Angela Silva Oliveira, moradora do bairro Goibarana, foi uma das atendidas nesta sextaFoto: Marcelo Seabra / Ag. ParáDona Maria Angela Silva Oliveira, moradora do bairro Goibarana, aprovou a iniciativa do governo do Estado e disse que a ação é muito importante essa atenção aos interiores do Pará.

“Cheguei aqui e fui muito bem atendida, não peguei fila e a consulta foi ótima, de forma rápida e eficiente. Veio eu e meu pai, já fizemos exames e estamos levando medicação para casa. Vou indicar o atendimento para todo o meu bairro, tenho certeza que ação vai ajudar a salvar muitas vidas, as pessoas precisam aproveitar essa oportunidade. O Governo do Pará está de parabéns por esse trabalho, deixo aqui o meu agradecimento pela atenção prestada ao meu município”, falou.

Além dos habitantes de Capitão Poço, os cidadãos de Ourém, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte e de Irituia também poderão realizar consultas médicas no local. A expectativa é que até segunda-feira (1º), cerca de 1.500 pacientes sejam atendidos.

Além de Capitão Poço, serviços podem ser acessados por pessoas de Ourém, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte e IrituiaAlém de Capitão Poço, serviços podem ser acessados por pessoas de Ourém, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte e IrituiaFoto: Marcelo Seabra / Ag. ParáAté esta sexta (29), o município de Capitão Poço tinha 248 casos confirmados e 14 óbitos registrados por Covid-19.

A Policlínica Itinerante já passou por Santo Antônio do Tauá, Castanhal, Bragança e Cametá, contabilizando mais de seis mil atendimentos, como consultas, exames e encaminhamento para internação de pacientes com sintomas graves. 

A partir de sábado (30), os moradores de Breves, na Ilha do Marajó, e de Igarapé-Miri, no nordeste do Estado, também vão receber os serviços itinerantes. E a ação se estende na Região Metropolitana, nos bairros da Pedreira e Guamá, em Belém, e no Centro, em Ananindeua.

Serviço:

Policlínica Itinerante em Capitão Poço ficará em funcionamento até o dia 1º de junho, de 8h30 às 17h30, na Praça da Alvorada em frente à Câmara Municipal.